A seleção feminina de futebol do Brasil enfrenta o Paraguai nesta terça-feira, 22 de julho, no Estádio Gonzalo Pozo Ripalda, em Quito, às 21h (horário de Brasília). A partida é válida pela Copa América e será transmitida ao vivo pela TV Brasil. Com duas vitórias nos jogos anteriores, o Brasil lidera o Grupo B com seis pontos e pode garantir vaga antecipada nas semifinais.
De acordo com a Agência Brasil, a equipe brasileira venceu a Venezuela por 2 a 0 e a Bolívia por 6 a 0, tendo cinco dias de intervalo desde o último confronto. Uma nova vitória assegura a classificação para a semifinal. Caso o jogo termine empatado, a vaga antecipada depende do resultado entre Colômbia e Bolívia, que jogam às 18h no mesmo estádio.
O técnico Arthur Elias comentou sobre a preparação da equipe: “Com certeza, os treinos de sábado e domingo foram os melhores que a gente fez. O grupo já adaptado à altitude e, principalmente, pelo intervalo grande [entre os jogos] que a gente aproveitou bastante para esse novo ciclo.”
Para o confronto, o Brasil não contará com Fê Palermo e Gabi Portilho, suspensas por cartões amarelos. Antônia deve assumir a lateral direita, enquanto Luany, que marcou dois gols contra a Bolívia, deve compor o ataque com Kerolin e Gio Garbelini ou Amanda Gutierres.
Desempenho e artilharia
Kerolin, com três gols na última partida, lidera a artilharia da equipe sob o comando de Arthur Elias, somando sete gols em 13 jogos. Ela também disputa a artilharia da Copa América, liderada por Cláudia Martínez, do Paraguai, com quatro gols.
Martínez, de 17 anos, destacou-se ao liderar o Paraguai no título do Campeonato Sul-Americano sub-17. “Ela joga muito mesmo. Assisti ao Sul-Americano, assisti vídeos antes também. Está indo superbem. Surpreendeu ao entrar como titular e já fazer a maioria dos gols”, comentou Arthur Elias.
O Paraguai, treinado pelo brasileiro Fábio Fukumoto, perdeu para a Colômbia por 4 a 1 na rodada anterior e ocupa a quarta posição do grupo. Uma vitória sobre o Brasil pode colocá-las à frente, já que o confronto direto é o primeiro critério de desempate.
Os dois primeiros colocados do grupo avançam às semifinais, e os finalistas da Copa América garantem vaga na Olimpíada de Los Angeles em 2028. Historicamente, o Brasil venceu todas as cinco partidas contra o Paraguai, com 19 gols marcados e dois sofridos. O último encontro foi na semifinal da Copa América de 2022, com vitória brasileira por 2 a 0.