Foto: Reprodução
Entenda por que hoje é o dia mais curto do ano até o momento

Entenda por que hoje é o dia mais curto do ano até o momento

Anúncio
Anúncio

Até pouco tempo atrás, o dia mais curto já registrado havia acontecido em 5 de julho de 2005, com uma duração 1,05 milissegundo menor que as 24 horas.

Porém, em 2020, a Terra bateu sucessivos recordes: foram 28 dias mais curtos do que o padrão, desde que os relógios atômicos começaram a medir o tempo com precisão na década de 1960.

O recorde mais recente foi em 29 de junho de 2022, quando o planeta completou sua rotação 1,59 milissegundo mais rápido que o normal.

Por que a Terra acelera?

Segundo Fernando Roig, diretor do Observatório Nacional, o planeta está em constante mudança e essas pequenas variações na duração dos dias são comuns. “De modo geral, a Terra vem desacelerando sua rotação desde a sua formação. Bilhões de anos atrás, um dia tinha cerca de cinco horas. Porém, essa desaceleração não é totalmente regular, e por vezes ocorrem pequenas acelerações momentâneas”, explica o cientista.

As causas para esse comportamento incluem fenômenos complexos como a interação entre o núcleo fundido do planeta, o movimento dos oceanos e da atmosfera. No entanto, os cientistas ainda não conseguem explicar completamente por que essas alterações ocorrem.

Impacto nos relógios?

Mesmo que imperceptíveis no cotidiano, mudanças como essas podem, ao longo de muitos anos, provocar pequenos descompassos nos relógios. Para corrigir essas diferenças, desde 1973 os cientistas usam o chamado “segundo bissexto”, que pode ser adicionado ou retirado da contagem oficial do tempo.

Caso a tendência de dias mais curtos continue, pode ser necessário aplicar um segundo bissexto negativo, ajustando os relógios para acompanhar a rotação mais rápida da Terra.

Anúncio
Anúncio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *