Foto: Valter Pontes
Festa de Santa Dulce dos Pobres 2025 é lançada na Bahia

Festa de Santa Dulce dos Pobres 2025 é lançada na Bahia

Anúncio
Anúncio

A Festa de Santa Dulce dos Pobres 2025 foi oficialmente lançada e promete reunir milhares de fiéis em Salvador entre os dias 1º e 13 de agosto. Com o tema “Com Santa Dulce dos Pobres, Somos Peregrinos de Esperança”, a celebração deste ano reforça os valores de fé, solidariedade e amor ao próximo, que marcaram o legado da primeira santa brasileira.

A programação contará com uma série de atividades religiosas e culturais, incluindo trezena, missas, procissões, quermesses, além de shows com grandes nomes da música nacional. Entre as atrações confirmadas estão Targino Gondim, Del Feliz, Adelmário Coelho, Padre Antônio Maria, Banda Dominus e Anjos de Resgate.

As atividades culturais ficarão concentradas na Praça Irmã Dulce, no Largo de Roma, onde será montada uma estrutura especial para receber o público. A programação oficial foi divulgada nesta segunda-feira, 21 de julho.

Programação musical

  • Sábado (9/08): Johnny Mendes e Orquestra Compassos;
  • Domingo (10/08): Tributo especial à Santa Dulce com Targino Gondim, Del Feliz, Adelmário Coelho e convidados;
  • Segunda-feira (11/08): Banda Dominus;
  • Terça-feira (12/08): Anjos de Resgate;
  • Quarta-feira (13/08): Padre Antônio Maria.

Além dos momentos de oração, o evento terá a iniciativa “Santa Dulce Itinerante”, com a imagem da santa percorrendo paróquias de Salvador até o dia 8 de agosto. Os fiéis também poderão participar de outras atividades, como vila gastronômica, serviços de saúde gratuitos, Caminhada das Amigas de Dulce, carreata, passeio ciclístico e a Rota da Fé.

As procissões fazem parte do calendário:

  • Memória (3/08, às 8h): Santuário de Santa Dulce à Igreja da Conceição da Praia;
  • Arcos (8/08, às 17h): Igreja do Bonfim ao Santuário de Santa Dulce;
  • Nós (12/08, às 15h): Santuário de Santa Dulce à Igreja do Bonfim.

O encerramento da festa, no Dia de Santa Dulce dos Pobres (13/08), será marcado por uma Missa Campal, às 17h, presidida pelo arcebispo e primaz do Brasil, cardeal Dom Sérgio da Rocha, seguida da tradicional Procissão Luminosa até a Colina Sagrada.

O legado da santa brasileira

Nascida em 26 de maio de 1914, em Salvador, Maria Rita de Souza Brito Lopes Pontes, conhecida como Irmã Dulce, dedicou sua vida ao cuidado dos pobres e doentes. Em 1949, transformou um simples galinheiro em um hospital, que mais tarde daria origem às Obras Sociais Irmã Dulce (Osid) – hoje um dos maiores complexos de saúde do Brasil com atendimento 100% gratuito.

Irmã Dulce foi canonizada em 13 de outubro de 2019, após o reconhecimento de três milagres pelo Vaticano, tornando-se Santa Dulce dos Pobres, a primeira santa brasileira.

Anúncio
Anúncio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *