Figura 2: Previsão de chuva acumulada (21 a 28 de julho) e Previsão de temperatura mínima para o dia 27 de julho às 6h (horário de Brasília). Fonte:
previsao inmet até 28 de julho

Inmet divulgou previsão do tempo para todo o Brasil até 28 de julho

Anúncio
Anúncio

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou nesta segunda-feira, 21 de julho de 2025, o Informativo Meteorológico N° 27/2025, detalhando as condições de tempo observadas nos últimos dias e as projeções para a semana de 21 a 28 de julho.

O documento, essencial para o planejamento em diversas áreas, incluindo a agricultura, destaca a continuidade de períodos secos em algumas regiões e a ocorrência de frentes frias no Sul do país.

Previsão de Chuvas (21 a 28 de Julho de 2025)

A semana de 21 a 28 de julho de 2025 traz um panorama variado de chuvas pelo Brasil.

Região Norte: Áreas de instabilidade devem se concentrar no extremo norte de Roraima e extremo noroeste do Amazonas e Pará, com volumes que podem superar 60 mm. Destaque para acumulados de até 80 mm no norte do Amazonas e no litoral norte de Roraima. Em contraste, não há previsão de chuvas ao longo da semana para o Acre, Rondônia, sul do Amazonas e do Pará, e sul do Tocantins. Nestas localidades, a umidade relativa do ar pode atingir níveis abaixo de 30%, elevando o risco de incêndios.

Região Nordeste: O interior do Nordeste não tem previsão de chuva, com redução da umidade relativa do ar, especialmente no sudoeste do Piauí, sul do Maranhão, e oeste da Bahia e Rio Grande do Norte. No entanto, áreas do litoral nordestino, principalmente no litoral de Alagoas e no litoral norte do Maranhão, podem registrar chuvas acima de 20 mm.

Região Centro-Oeste: A previsão indica predominância de tempo estável e ausência de chuva na maior parte da região. A exceção é o sul do Mato Grosso do Sul, onde são previstos volumes de até 3 mm. A umidade relativa do ar em toda a região deve ficar abaixo de 40% nos próximos dias.

Região Sudeste: A maior parte de Minas Gerais e São Paulo deve ter tempo estável e ausência de chuva. Nas porções leste de ambos os estados, são previstos acumulados de até 3 mm. Para o Rio de Janeiro e Espírito Santo, a previsão aponta volumes de até 30 mm, especialmente nas regiões costeiras. A umidade relativa também deve ficar abaixo de 40%, principalmente em São Paulo e no sul de Minas Gerais.

Região Sul: São previstos acumulados de 20 a 50 mm em grande parte do Paraná e Santa Catarina, principalmente nos setores centrais. No Rio Grande do Sul, o norte e noroeste devem ter volumes abaixo de 20 mm, enquanto porções nordeste e centro-sul podem registrar até 40 mm. O extremo-sul do Rio Grande do Sul pode ter os maiores volumes, com previsão de até 70 mm.

Previsão de Temperaturas (21 a 28 de Julho de 2025)

As temperaturas também apresentam variações significativas para a próxima semana.

  • As temperaturas máximas devem ser elevadas em grande parte das regiões Norte, Centro-Oeste e no oeste do Nordeste. Os maiores valores são esperados para o sudeste do Amazonas, região central do Pará, centro-norte do Mato Grosso e do Piauí, com destaque para o dia 27 de julho. Partes do leste do Nordeste e Região Sudeste terão máximas abaixo de 32°C, enquanto o sul do Rio Grande do Sul deve registrar temperaturas máximas inferiores a 22°C.
  • As temperaturas mínimas devem se manter acima de 22°C na Região Norte, norte do Nordeste e Centro-Oeste. No sudoeste do país, predominam mínimas inferiores a 20°C. É prevista a atuação de uma massa de ar frio que pode provocar temperaturas abaixo de 10°C no sul do Paraná, em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul. Este sistema deve avançar ao longo da semana, causando queda de temperatura em setores das regiões Sul e Sudeste, com mínimas abaixo de 16°C no centro-sul de Minas Gerais e de São Paulo, e as maiores quedas previstas para os dias 25 e 27 de julho.

Resumo das Condições Observadas (16 a 20 de Julho de 2025)

Nos cinco dias anteriores, de 16 a 20 de julho de 2025, o Brasil registrou um cenário climático diversificado.

Precipitação Observada:

  • Os maiores acumulados de chuva, superiores a 50 mm, foram registrados no extremo norte da Região Norte. As estações de Oiapoque (AP) com 71,6 mm e Caracaraí (RR) com 64,2 mm foram os destaques na Região Norte.
  • No Nordeste, a maior parte da região teve volumes abaixo de 10 mm, mas o leste de Alagoas, Rio Grande do Norte e Sergipe registraram acumulados acima de 25 mm, com Maceió (AL) 28,4 mm, Natal (RN) 27,6 mm e Aracaju (SE) 26,4 mm. O interior nordestino teve chuvas abaixo de 3 mm.
  • Na Região Sudeste e Centro-Oeste, os volumes de chuva foram predominantemente abaixo de 1 mm, com exceções pontuais. No Sudeste, o Rio de Janeiro teve os maiores acumulados, como Duque de Caxias (Xerém) com 1,6 mm. No Centro-Oeste, São Gabriel do Oeste (MS) registrou 4,2 mm.
  • Na Região Sul, a passagem de um sistema frontal favoreceu volumes de até 40 mm no Rio Grande do Sul, com Jaguarão (RS) registrando 40 mm. Santa Catarina e Paraná tiveram volumes abaixo de 5 mm.

Temperaturas Observadas:

  • As temperaturas máximas estiveram mais elevadas nas regiões Norte e Nordeste, superando os 34°C em estados como Tocantins, Piauí, Pará, Maranhão, e centro-sul do Amazonas. Os maiores registros foram em Manicoré (AM) com 38,8 °C e Caxias (MA) com 38,7 °C.
  • Temperaturas abaixo de 20°C foram observadas na Região Sul e no oeste do Mato Grosso do Sul.
  • As temperaturas mínimas diárias permaneceram acima de 22°C no norte das regiões Norte e Nordeste. No centro-sul do Brasil, os valores ficaram abaixo de 18°C. Houve um declínio das mínimas entre 18 e 20 de julho, especialmente na Região Sul e áreas serranas do Sudeste, com registros abaixo de 12°C e ocorrência de geadas fracas no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Rio de Janeiro. Destaque para General Carneiro (PR) com 0,5 °C, São Joaquim (SC) com 0,9 °C, e Monte Verde (MG) com 0,3 °C.

O Inmet reforça a importância de acompanhar as atualizações da previsão do tempo e os avisos meteorológicos especiais, disponíveis em seus canais oficiais.

Confira o Informativo nº27/2025 completo

Anúncio
Anúncio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *