A partir desta terça-feira, 22 de julho, o serviço de transporte público de Salvador ganhará reforço com a ampliação do atendimento em 13 linhas de ônibus, além da criação de quatro novas linhas.
A iniciativa da Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob) busca otimizar o serviço para os usuários, especialmente nos horários de pico da manhã e da tarde.
As mudanças contemplam linhas que partem das estações Pirajá, Mussurunga e Águas Claras, com destinos a bairros como Suburbana, Bairro da Paz, Stella Maris, entre outros.
Novas linhas e reforço no Pirajá
Na Estação Pirajá, a linha 1342-03 – Estação Pirajá – Bonfim/Ribeira (via Ligação Lobato/BR-324) será substituída pela nova 1344 – Estação Pirajá – Bonfim/Ribeira. A linha atenderá a região da Cidade Baixa com 35 viagens diárias nos dias úteis, 21 aos sábados e 20 aos domingos, com intervalo médio de 24 minutos.
Além disso, outras seis linhas terão o número de viagens ampliado, beneficiando moradores de regiões como Afrânio Peixoto (Suburbana), Alto do Cabrito e Boa Vista do Lobato. Entre os ajustes:
- A linha 1550 – Estação Pirajá – Alto de Coutos passará de 71 para 72 viagens.
- A 1647-01 – Estação Pirajá – Boa Vista do Lobato subirá de 19 para 21 viagens.
Estação Mussurunga terá duas novas linhas
Para atender os usuários do Bairro da Paz, duas novas linhas foram criadas:
- 1057-01 – Bairro da Paz – Estação Mussurunga, com viagem às 4h35.
- 1078-01 – Bairro da Paz – Estação Mussurunga, com 21 viagens diárias em dias úteis.
Além disso, outras linhas da estação terão o número de viagens ampliado.
Terminal Águas Claras: mais viagens e operação por demanda
Com as obras de duplicação da BA-528 (Estrada do Derba) para implantação do VLT, a Semob também ajustou o atendimento no Terminal Águas Claras para reduzir atrasos. No turno da tarde, a operação passou a ser feita por demanda, direcionando os ônibus para as linhas com maior fluxo de usuários.
A região de Valéria ganhou a nova linha 1710-03 – Terminal Águas Claras – Valéria R1, com quatro viagens expressas no pico da tarde. Outras linhas da área também tiveram o número de viagens ampliado.
Segundo a Semob, as mudanças fazem parte de um esforço contínuo para adequar a frota às necessidades da população, especialmente em áreas impactadas por obras e congestionamentos.