A BYD promoveu, nesta semana, uma ação de recrutamento em parceria com o Centro de Intermediação e Apoio ao Trabalhador (CIAT) de Camaçari e o SineBahia. Realizada na Casa do Trabalho, em Camaçari, a iniciativa teve como objetivo acelerar as etapas iniciais do processo seletivo para a nova fábrica da empresa no município.
Durante dois dias de atendimento presencial – quarta-feira e sexta-feira (24 e 26 de julho) – cerca de 850 candidatos foram acolhidos pela equipe da BYD, recebendo orientações sobre os cargos disponíveis e as etapas do processo de seleção.
Das 3 mil vagas diretas anunciadas para a fábrica de Camaçari, 508 já estão disponíveis nas plataformas do SineBahia e do CIAT, e outras no Gupy. A expectativa da empresa é gerar, em plena operação, até 20 mil empregos diretos e indiretos no estado.
Atualmente, a planta industrial em Camaçari já conta com cerca de 1.000 colaboradores brasileiros.
A BYD está instalando uma fábrica em Camaçari, Bahia, marcando a primeira unidade de produção da montadora chinesa na América Latina. A fábrica, localizada nas antigas instalações da Ford, terá capacidade para produzir 150 mil veículos por ano inicialmente, com planos de expansão para 300 mil na segunda fase e até 600 mil posteriormente.
Além de veículos de passeio, a BYD também produzirá chassis de ônibus, caminhões e processará lítio e ferro fosfato para baterias.
A fábrica da BYD na Bahia representa um investimento de R$ 5,5 bilhões e a expectativa é gerar 10 mil empregos diretos e indiretos, podendo chegar a 20 mil com a conclusão de todas as fases do projeto.
A empresa também está desenvolvendo um motor híbrido flex, o 1.5 DM-i, em parceria com cientistas chineses e brasileiros, para combinar desempenho com eficiência energética.