Uma operação conjunta entre forças de segurança dos estados do Ceará e de Pernambuco resultou na erradicação de uma grande plantação de maconha na zona rural de Brejo Santo, no interior do Ceará. A ação ocorreu nesta sexta-feira, 25 de julho, nas proximidades de um trecho do Canal de Integração do Rio São Francisco.
De acordo com a Polícia Federal, aproximadamente 60 mil pés de maconha foram localizados e destruídos no local. A estimativa é de que cerca de 12 toneladas da droga tenham sido apreendidas. Com o valor de mercado de aproximadamente R$ 2 mil por quilo, a apreensão representa um prejuízo de R$ 24 milhões para o tráfico de drogas.
A ação foi desencadeada a partir de uma investigação conduzida pela Delegacia da Polícia Federal em Salgueiro, Pernambuco, com o apoio da Delegacia da PF em Juazeiro do Norte, Ceará. No local, atuaram agentes da PF dos dois estados, além de efetivos da Polícia Militar do Ceará (PMCE) e da 1ª CIPM da PM de Belém de São Francisco/PE, com apoio do grupo “Malhas da Lei”, no âmbito da Operação Carcará – Fase IV.
Uma amostra do entorpecente foi recolhida para os devidos procedimentos legais e será encaminhada ao Instituto de Criminalística, em Brasília, onde passará por análise e estudos complementares. Toda a plantação foi incinerada no local após a perícia.
A Operação Carcará tem como objetivo identificar e eliminar cultivos ilícitos de maconha no Nordeste, especialmente em áreas de difícil acesso, como regiões próximas a canais e cursos d’água, que favorecem o cultivo clandestino da planta. A Polícia Federal segue com as investigações para identificar os responsáveis pela plantação. Até o momento, ninguém foi preso.