Foto: Joá Souza/GOVBA

Custo da CNH pode cair até 80% com projeto em estudo nos Transportes

Anúncio
Anúncio

O custo para obter a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) nas categorias A e B, que atualmente gira em torno de R$ 3,2 mil, poderá ser reduzido em até 80%. De acordo com o Ministério dos Transportes, um projeto está sendo elaborado para eliminar a obrigatoriedade das aulas em autoescolas, visando democratizar o acesso à CNH e facilitar a qualificação para atividades profissionais.

O ministro dos Transportes, Renan Filho, afirmou que, mesmo com a mudança, as autoescolas continuarão oferecendo aulas, mas estas não serão mais obrigatórias. Atualmente, são exigidas no mínimo 20 horas de aula prática. A exigência de aprovação nas provas teórica e prática dos departamentos de trânsito (Detrans) será mantida.

Segundo o Ministério dos Transportes, a proposta busca incluir mais pessoas no processo de habilitação, especialmente aquelas que enfrentam dificuldades financeiras. “Isso vai ser produtivo para o Brasil. Vai incluir as pessoas, porque dentro do recorte há outras exclusões ainda mais cruéis”, justificou o ministro. Ele destacou que a prática já é adotada em países como Estados Unidos, Canadá, Inglaterra, Japão, Paraguai e Uruguai.

Inclusão e segurança

Dados do ministério revelam que 54% da população não dirige ou dirige sem habilitação. A redução no custo da CNH é vista como uma medida para aumentar a segurança no trânsito.

“Para se ter uma ideia, 45% dos proprietários de motocicletas e outros veículos de duas rodas pilotam sem possuir CNH. Já na categoria B, 39% dos proprietários de veículos de passeio dirigem sem habilitação”, informou o ministério em nota.

O projeto ainda precisa ser analisado pela Casa Civil da Presidência da República. Se aprovado, será regulamentado por meio de resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

Anúncio
Anúncio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *