Foto: Reprodução
Fies 2025 abre inscrições nesta terça-feira

Fies 2025: estudantes devem complementar cadastro até sexta

Anúncio

Os estudantes pré-selecionados na chamada regular do segundo semestre de 2025 do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) devem complementar suas inscrições a partir desta quarta-feira, 30 de julho. O prazo para essa complementação termina às 23h59 de sexta-feira (1º), conforme o horário de Brasília.

A lista dos alunos selecionados foi divulgada na terça-feira (29) e está disponível no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. Para acessá-la, é necessário realizar o login pelo portal Gov.br.

De acordo com o Ministério da Educação (MEC), o programa concede financiamento a estudantes de cursos de graduação em instituições privadas participantes do Fies e com avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).

Complementação das Informações

Conforme o edital do Fies 2025, os candidatos pré-selecionados devem acessar o sistema Fies Seleção para complementar as informações solicitadas. Aqueles que se inscreveram para vagas destinadas a pessoas com deficiência (PCD) devem comprovar sua situação com laudo médico, incluindo o código da Classificação Internacional de Doença (CID).

Se a comissão da faculdade identificar erros ou inconsistências nas informações prestadas, a instituição poderá exigir documentação complementar.

Fies Social

Metade das vagas é reservada ao Fies Social, destinada a candidatos com renda familiar per capita de até meio salário mínimo (R$759,00 em 2025) e inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do governo federal (CadÚnico). Esses candidatos estão dispensados da comprovação de renda familiar, mas devem validar as demais informações na faculdade privada.

Durante o período de complementação da inscrição, até sexta-feira (1º), esses candidatos podem solicitar financiamento de até 100% dos encargos educacionais.

Próximos passos

Após a complementação das informações, os estudantes devem comprovar os dados declarados na inscrição, entregando a documentação física ou digitalmente à Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CSPSA) da instituição de ensino em até cinco dias úteis.

Se a documentação for aprovada, a validação das informações deve ser feita em um agente financeiro em até dez dias, contados a partir do terceiro dia após a validação pela comissão da faculdade. Somente após a aprovação do banco, o financiamento pode ser formalizado.

Vagas e lista de espera

O programa recebeu 276.140 inscrições, com 111.402 inscritos. Cada candidato pôde se inscrever em até três opções de curso. Neste ano, o MEC oferece mais de 112 mil vagas para o Fies, somando as oportunidades do primeiro e segundo semestres, com 74,5 mil vagas para esta edição.

O Fies tem chamada única e lista de espera. Aqueles não aprovados na chamada única estão automaticamente na lista de espera, com convocações entre 5 de agosto e 19 de setembro. A complementação da inscrição para pré-selecionados na lista de espera deve ser feita em até três dias úteis após a convocação.

Anúncio
Anúncio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *