Foto: Geovana Albuquerque
PND prazo para pagamento da taxa de inscrição termina hoje

PND: prazo para pagamento da taxa de inscrição termina hoje

Os participantes da Prova Nacional Docente (PND) que não obtiveram isenção ou tiveram o pedido de isenção negado devem efetuar o pagamento da taxa de inscrição até esta sexta-feira, 1º de agosto.

A Guia de Recolhimento da União (GRU Cobrança) foi gerada no momento da inscrição e pode ser reimpressa na página do Participante do Sistema PND com login do portal Gov.br.

O valor da taxa é de R$ 85 e pode ser pago em qualquer agência bancária, casa lotérica ou aplicativos de bancos. De acordo com a Agência Brasil, a PND foi criada em 2025 para melhorar a formação dos professores e incentivar concursos públicos nas redes de ensino estaduais, do Distrito Federal e dos municípios, promovendo o ingresso de profissionais qualificados no magistério público.

Objetivos e adesão

A prova visa oferecer uma oportunidade padronizada de ingresso na carreira docente, facilitando o acesso a posições efetivas. Para as redes de ensino, especialmente municipais e estaduais, a PND reduz custos e a complexidade dos processos seletivos, permitindo a contratação de profissionais mais qualificados. A edição de 2025 contou com a adesão de 22 estados e 1.508 municípios, incluindo 18 capitais.

A PND não é um concurso público ou uma seleção unificada. A partir de 2026, gestores das redes estaduais e municipais podem utilizar a nota da prova como etapa única ou complementar em concursos públicos e processos simplificados de contratação para a educação básica. A adesão não obriga estados e municípios a usarem os resultados da PND em todos os seus processos seletivos.

Detalhes da prova

A prova, conhecida como CNU dos Professores, será aplicada em 26 de outubro pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), conforme edital.

A avaliação teórica será baseada no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) das Licenciaturas, abrangendo 17 áreas de conhecimento, incluindo artes visuais, ciências biológicas, ciências sociais, computação, educação física, filosofia, física, geografia, história, letras (inglês, português, português e espanhol, português e inglês), matemática, música, pedagogia e química.

A prova é composta por questões de formação geral e específica, combinando itens de múltipla escolha e questões discursivas. O exame faz parte do programa Mais Professores para o Brasil, criado em 2024 para fortalecer a formação docente e valorizar os profissionais do magistério, com a meta de atender 2,3 milhões de docentes em todo o país.

Anúncio
Anúncio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *