Foto: Reprodução
UFRB oferece curso gratuito para gestores municipais de cultura

UFRB oferece curso gratuito para gestores municipais de cultura

Gestores municipais de cultura em todo o Brasil têm uma nova oportunidade de formação gratuita e acessível. A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), por meio do Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas (Cecult), em parceria com o Ministério da Cultura (MinC), está oferecendo o curso Formação para Gestores Municipais de Cultura, por meio da plataforma da Escola Solano Trindade de Formação e Qualificação Artística, Técnica e Cultural (Escult).

A capacitação é voltada para servidores públicos e ocupantes de cargos comissionados que atuam na área cultural dos municípios. O curso é totalmente on-line, gratuito e conta com recursos de acessibilidade comunicacional, como tradução em Libras, legendas e audiodescrição.

As inscrições podem ser feitas até o dia 21 de novembro de 2025, por meio do site Escult Cultura.

Com carga horária de 160 horas, o curso será realizado na modalidade Formação Inicial e Continuada (FIC) e está previsto para ser concluído até o dia 21 de dezembro de 2025.

A proposta é fortalecer os quadros técnicos da gestão cultural nos municípios, contribuindo para o aprimoramento das políticas públicas de cultura em todo o país.

A formação está estruturada em sete trilhas de aprendizagem, que serão desenvolvidas ao longo de cinco meses. Entre os temas abordados estão:

  • Políticas culturais, sistemas de cultura e institucionalidade cultural
  • Dimensão comunitária da cultura e Cultura Viva
  • Fomento à cultura: da Lei Rouanet à PNAB
  • Gestão pública da cultura, planejamento e participação: Planos de Cultura
  • Transversalidade da cultura, território e desenvolvimento local
  • Gestão de espaços e equipamentos culturais
  • Gestão pública da cultura e segurança jurídica

A ementa do curso oferece fundamentos teóricos e práticos para que os gestores possam atuar de forma mais estratégica e eficaz diante dos desafios atuais da cultura, incluindo o fortalecimento da institucionalização das políticas culturais e a promoção dos direitos culturais como base para a ação governamental.

Anúncio
Anúncio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *