Foto: Reprodução
Governo lança campanha para identificação de pessoas desaparecidas

Governo lança campanha para identificação de pessoas desaparecidas

Anúncio

O Banco Nacional de Perfis Genéticos (BNPG), coordenado pela Polícia Federal, participa da Campanha Nacional de Desaparecidos, lançada nesta terça-feira, 5 de agosto, pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública.

A iniciativa busca incentivar familiares de pessoas desaparecidas a doar material genético, que será incluído nos bancos de dados estaduais e nacional para auxiliar nas investigações.

A partir das amostras coletadas, são elaborados perfis genéticos que serão comparados com os de pessoas de identidade desconhecida, incluindo internados em instituições de saúde ou assistência social, além de restos mortais não identificados. Desde a criação da seção de desaparecidos no BNPG, em 2019, já foram identificados 44 vínculos genéticos entre familiares e desaparecidos.

Somente a campanha do ano passado resultou na confirmação de 13 vínculos genéticos, sete obtidos a partir do material de um único parente e seis a partir de amostras de diversos familiares.

O levantamento considera ainda dados reunidos pelos bancos estaduais e do Distrito Federal, compilados pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública por meio da Secretaria Nacional de Segurança Pública.

A ação também ganhou reforço internacional. Com o apoio dos escritórios da Interpol no Brasil, a Perícia da Polícia Federal coletou, até maio deste ano, material genético de 61 familiares das 87 pessoas brasileiras desaparecidas listadas na Difusão Amarela da organização, alerta voltado a casos em que há suspeita ou confirmação de que o desaparecido possa estar no exterior.

Esses perfis agora fazem parte do i-Familia, sistema global da Interpol que permite a comparação de DNA em escala internacional, aumentando as chances de localização.

Além disso, o Brasil também contribui com 11.174 perfis genéticos de restos mortais não identificados, auxiliando outros países a buscar informações sobre possíveis cidadãos falecidos em território brasileiro.

Anúncio
Anúncio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *