Foto: Reprodução
Codevasf finaliza pavimentação do Projeto Formoso em Bom Jesus da Lapa

Codevasf finaliza pavimentação do Projeto Formoso em Bom Jesus da Lapa

Anúncio

A população do Projeto de Irrigação Formoso, em Bom Jesus da Lapa (BA), acaba de ganhar um importante reforço em infraestrutura: a pavimentação asfáltica de cerca de 7 quilômetros de vias, ligando a ponte de acesso do perímetro irrigado ao Distrito de Irrigação Formoso (DIF) e ao Setor 4.

A obra, executada pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), contou com investimento de aproximadamente R$ 6 milhões e incluiu pintura, sinalização viária, drenagem, construção de meio-fio e instalação de lombadas.

Segundo o superintendente regional da Codevasf em Bom Jesus da Lapa, Harley Xavier, a intervenção representa muito mais que uma melhoria viária:

“A população do Formoso concretiza um sonho. Essa pavimentação significa mais segurança e pontualidade para centenas de estudantes, melhoria no acesso a serviços de saúde, fortalecimento do Projeto Formoso e melhores condições para escoar a produção, reduzindo perdas e criando novas oportunidades econômicas e sociais.”

A parceria com o Distrito de Irrigação Formoso foi decisiva para o andamento da obra. O DIF contribuiu diretamente com parte da drenagem e a instalação de meio-fio.

“O Distrito é uma extensão da Codevasf. Nosso papel é promover o bom andamento e a melhor qualidade para a gestão do empreendimento. Na pavimentação, ajudamos com o desenvolvimento e montagem das sarjetas e do meio-fio”, explicou o gerente do DIF, Enderson Souza.

Resistência para o semiárido

Do ponto de vista técnico, a via foi revestida com Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ), considerado ideal para suportar tráfego pesado e as condições climáticas do semiárido.

“O serviço envolveu tratamento da sub-base, aplicação de solo-brita na base, capeamento em CBUQ, pintura e execução de meio-fio, garantindo durabilidade e resistência”, detalhou o gerente de Infraestrutura da Codevasf em Bom Jesus da Lapa, Renato Bittencourt.

Impacto direto na produção agrícola

Para os agricultores do Projeto Formoso, um dos maiores polos de fruticultura do Brasil e grande produtor de bananas, a pavimentação já traz resultados concretos. O técnico em agropecuária e produtor local Antônio Oliveira destacou o ganho logístico:

“Antes, havia dificuldade para escoar a produção, e até compradores desistiam por causa do acesso. Hoje, vivemos outra realidade, com mais facilidade e agilidade no transporte.”

A obra é vista como um passo estratégico para fortalecer a cadeia produtiva, ampliar a competitividade e impulsionar o desenvolvimento econômico e social da região.

Anúncio
Anúncio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *