Quatro atacantes brasileiros foram indicados ao prêmio Bola de Ouro, concedido pela revista France Football, que reconhece os melhores jogadores da temporada 2024/25 na Europa.
Entre os 30 indicados na categoria masculina estão Raphinha, do Barcelona, e Vinicius Júnior, do Real Madrid. Na categoria feminina, Marta, do Orlando Pride, e Amanda Gutierres, do Palmeiras, representam o Brasil.
As indicações foram anunciadas nesta quinta-feira, 7 de agosto, e a cerimônia de entrega ocorrerá em 22 de setembro, no Teatro du Châtelet, em Paris.
De acordo com informações da Agência Brasil, além dos atacantes, outros brasileiros também concorrem em diferentes categorias da premiação. Estêvão, prestes a estrear pelo Chelsea, é um dos 10 finalistas ao Troféu Kopa, destinado ao melhor jogador sub-21. O jovem, ex-Palmeiras, foi eleito revelação do Campeonato Brasileiro no ano passado.
Outras indicações brasileiras
O goleiro Alisson Becker, do Liverpool, foi indicado ao Troféu Yashin, que premia o melhor goleiro da temporada. Na categoria de melhor técnico de futebol feminino, Arthur Elias é um dos cinco finalistas ao Troféu Johan Cruyff. Elias, que recentemente conquistou a Copa América Feminina com a seleção brasileira, também levou a equipe à medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Paris.
Na disputa pelo troféu de Time do Ano, o Botafogo concorre com quatro clubes europeus: Barcelona, Chelsea, Liverpool e PSG. O clube carioca venceu a Copa Libertadores e o Campeonato Brasileiro no ano passado.
Historicamente, o último brasileiro a ganhar o Bola de Ouro foi Kaká, em 2007. Outros vencedores brasileiros incluem Ronaldinho (2005), Ronaldo (1997 e 2002) e Rivaldo (1999). O argentino Lionel Messi é o maior vencedor, com oito prêmios.