FOTO: REPRODUÇÃO | ASCOM PMVC
Edição de 15 anos do Festival Suíça Bahiana será realizado em outubro

Edição de 15 anos do Festival Suíça Bahiana será realizado em outubro

Anúncio

A edição comemorativa de 15 anos do Festival Suíça Bahiana acontece nos dias 18 e 19 de outubro, em Vitória da Conquista, com entrada gratuita e uma programação intensa no Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima.

Com o tema “Enquanto houver som”, o festival reafirma sua missão de fortalecer a música independente e a resistência cultural, desde sua criação em 2010.

Nesta edição, dez artistas foram selecionados por meio de edital de showcases, que recebeu mais de 300 inscrições de diversas regiões do Brasil e da América Latina. Os nomes escolhidos são: Jambu (AM), Bione (PE), Laiô (BA), Cayarí (BA), Oderiê Y As Flechas (BA), Pipa (BA), Osala (MG), Canto Cego (RJ), Flor ET (RS) e Kidsgrace (DF).

O palco principal já tem duas atrações confirmadas: as bandas Black Pantera e Nenhum de Nós. Outros nomes serão anunciados em breve. “É uma edição muito especial pra gente. Em meio a tantos desafios e transformações no cenário cultural, seguimos apostando na música como ferramenta de encontro e transformação. O que nos move é essa conexão entre artistas, público e território”, destaca Gilmar Dantas, um dos idealizadores do festival.

O ano de 2025 também marca duas conquistas simbólicas para o FSB. A primeira é o recebimento do Selo IGUAL, concedido pelo Women’s Music Event (WME) a projetos que promovem equidade de gênero na indústria musical. A segunda é a celebração dos 15 anos do Coletivo Suíça Bahiana, responsável pela realização do festival.

Reconhecido pela Lei Municipal nº 2.415/2020, o coletivo tem um histórico de valorização da cena autoral e alternativa no interior da Bahia. Ao longo de sua trajetória, já realizou mais de 200 eventos e criou iniciativas como o Selo Piripiri e os projetos Noites Fora do Eixo Conquista, Sexta Básica, Conversas Infinitas e Festival Devaneios Sonoros.

Entre os artistas que já passaram pelo FSB estão Emicida, Larissa Luz, Ratos de Porão, Marcelo Jeneci, Mombojó, Dead Fish, Supercombo, Pouca Vogal, Rachel Reis e Maglore.

Para esta edição especial, a expectativa da organização é reunir cerca de 3 mil pessoas por dia.

Anúncio
Anúncio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *