Salvador será palco, a partir deste domingo, 10 de agosto, do Campeonato Mundial Sub-20 Feminino de Polo Aquático, que segue até o dia 16, das 9h às 20h30, na Arena Aquática, localizada na orla da Pituba. É a primeira vez que a competição é realizada no Brasil.
O evento, com entrada gratuita, conta com apoio da Prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre), e reunirá 16 seleções de diferentes continentes, incluindo Estados Unidos, Canadá, China, Espanha, Croácia e Brasil.
A expectativa é de que cerca de 7 mil pessoas circulem pela capital baiana ao longo da semana, entre atletas, comissões técnicas, dirigentes, jornalistas e torcedores. Para o secretário da Sempre, Júnior Magalhães, sediar o campeonato reforça o papel da cidade no cenário esportivo nacional e internacional.
“Este marco só é possível graças ao compromisso e aos investimentos contínuos da gestão municipal na manutenção e qualificação da Arena Aquática Salvador — um equipamento esportivo moderno, diferenciado e preparado para receber competições de alto nível”, destacou.
De acordo com a Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA), a Seleção Brasileira chega com uma equipe renovada e promissora. Entre as convocadas, estão nomes que já defenderam a equipe adulta, como Maiah Nascimento, Ana Carolina Neves e Karen da Silva.
As 16 equipes estão divididas em quatro grupos. O Brasil integra o Grupo C, ao lado de México, Argentina e Croácia.