Foto: Divulgação | IF Baiano
Olimpiada Baiana de Drones

IF Baiano sediará a 1ª Olimpíada Baiana de Drones entre 21 e 23 de agosto em Guanambi

O Instituto Federal Baiano (IF Baiano) – Campus Guanambi realizará, entre os dias 21 e 23 de agosto, a 1ª edição da Olimpíada Baiana de Drones (OBADRONES), evento que promete ser o maior do setor na Bahia. A entrada é gratuita e aberta ao público, com expectativa de receber até mil visitantes por dia.

De acordo com a comissão organizadora, o objetivo da OBADRONES é promover a divulgação científica, estimular a troca de experiências e popularizar a ciência, tecnologia e inovação, com ênfase na interiorização do conhecimento. A programação também busca desenvolver habilidades STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática) entre estudantes, professores e demais participantes.

Programação

A agenda inclui competições, exposições, palestras, cursos e oficinas voltados ao tema drones, atendendo desde iniciantes até profissionais experientes.

O destaque é a competição de drones, na qual equipes deverão projetar, montar e operar multirrotores em provas que testam desempenho técnico e criatividade. Seis equipes estão têm participação confirmada após seleção aberta a todo o Brasil. As equipes são formadas por estudantes de nível médio e superior, com supervisão de professores.

  • Drones Guanambi e Maverick Drones – IF Baiano Guanambi
  • Carrancas – IF Sertão-PE
  • IFCopter – IF Baiano Itapetinga
  • Comando Alagogô – IF Baiano Alagoinhas
  • DroneIFSC – IFSC Florianópolis

Organização e estrutura

Idealizado pelo professor Leandro Gonçalves dos Santos, o evento conta com uma comissão organizadora formada por 13 professores e 26 estudantes, além de apoio de técnicos administrativos e empresas parceiras.

A exposição de projetos, produtos e serviços contará com pelo menos dez empresas confirmadas. A programação cultural terá apresentações do DJ e locutor Daniel durante as demonstrações aéreas.

De acordo com o professor Leandro, a OBADRONES deve atrair representantes de mais de 30 escolas e universidades de pelo menos 16 municípios da região de Guanambi. “A proposta é conectar estudantes e empresas, fomentar o empreendedorismo e incentivar o desenvolvimento de drones produzidos na Bahia, tanto para uso educacional quanto em outros setores econômicos”, destacou.

Serviço

Anúncio
Anúncio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *