Guanambi e municípios vizinhos vão receber um investimento de R$ 92,4 milhões na área da saúde. O anúncio foi feito nesta quarta-feira, 13 de agosto, pelo governador Jerônimo Rodrigues, durante visita à cidade.
O principal projeto é a reforma e ampliação do Hospital Geral de Guanambi, que passará a ter 250 leitos, 70 a mais que atualmente, incluindo 20 leitos de UTI, dos quais 10 serão pediátricos.
A obra prevê nova emergência, ampliação do centro cirúrgico, central de materiais esterilizados, serviço de nutrição, necrotério, farmácia central, estacionamento e a construção de um Centro de Ensino e Pesquisa, além da reforma de 30 leitos já existentes.
Também foram entregues quatro micro-ônibus e uma van para o Consórcio da Policlínica Regional, uma van para o Tratamento Fora de Domicílio (TFD) e uma ambulância para o distrito de Morrinhos.
O pacote inclui equipamentos e mobiliários para a UPA com 17 leitos de observação, para a Unidade Mista de Mutãs e para 22 Unidades Básicas de Saúde (UBS). Houve ainda o credenciamento de quatro leitos de UTI Adulto no Hospital Nova Aliança.
Foram autorizados convênios para a segunda etapa de ampliação do Hospital Municipal, construção de uma UBS no bairro Monte Azul e reforma de seis UBS. Segundo o governo, as ações têm como objetivo ampliar o acesso e melhorar a infraestrutura da rede de atendimento na região.