Foto: Tiago Marques
Adutora do algodão Rio São Francisco

Manutenção na Adutora do Algodão vai interromper abastecimento de água em Guanambi e outros municípios nesta terça-feira

Anúncio

A Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) informou que o fornecimento de água será interrompido nesta terça-feira, 19 de agosto, a partir das 6h, em razão de uma manutenção programada em uma das estações de bombeamento da Adutora do Algodão.

A suspensão temporária vai afetar as sedes dos municípios de Guanambi, Candiba, Matina, Palmas de Monte Alto e Iuiú, além dos distritos de Mutãs (Guanambi) e Pajeú do Vento (Caetité).

Segundo a Embasa, a previsão é que os serviços sejam concluídos no final da tarde do mesmo dia, quando o abastecimento começará a ser retomado de forma gradativa nas áreas atendidas.

A normalização plena está estimada para ocorrer em até 48 horas após a conclusão dos trabalhos.

A empresa recomenda que os moradores façam armazenamento prévio e seguro da água para uso econômico durante o período de interrupção, priorizando o consumo humano e adiando usos que não sejam essenciais.

Adutora do Algodão

A Adutora do Algodão, oficialmente chamada de Sistema Integrado de Abastecimento de Água do Algodão (SIAA do Algodão), é uma infraestrutura estratégica para o abastecimento de água no Alto Sertão da Bahia. Trata-se de um sistema que capta água do Rio São Francisco, trata essa água em Estação de Tratamento localizada em Julião (Malhada), e a distribui a diversos municípios da região. A capacidade de tratamento é de 32,4 milhões de litros por dia, o equivalente a 480 litros por segundo.

O sistema inclui cerca de 350 quilômetros de tubulações, nove grandes reservatórios e 15 estações elevatórias, responsáveis por bombear a água até áreas urbanas e rurais atendidas.

A implantação foi realizada em etapas dentro do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). A primeira etapa, iniciada em 2012, passou a abastecer municípios como Candiba, Guanambi, Iuiu, Malhada, Matina, Palmas de Monte Alto e Pindaí, por meio de 265 km de adutoras. Na segunda etapa, concluída em 2016, o sistema passou a atender também Caetité e os povoados de Morrinhos (Guanambi) e Maniaçu (Caetité), alcançando uma vazão de 170 litros por habitante por dia. Na terceira etapa,  houve a expansão para Lagoa Real e Ibitira (Rio do Antônio), ampliando o alcance da cobertura hídrica.

Anúncio
Anúncio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *