Um levantamento da Neoenergia Coelba apontou que mais de 1,1 milhão de famílias na Bahia têm direito à Tarifa Social de Energia Elétrica, mas ainda não estão inscritas no programa. O benefício garante gratuidade no consumo de até 80 kWh por mês para famílias de baixa renda.
Os dados foram obtidos pela distribuidora a partir do cruzamento de informações do Ministério da Cidadania e da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Para ter acesso ao desconto, é necessário estar inscrito no Cadastro Único (CadÚnico) e possuir Número de Identificação Social (NIS) ou Número do Benefício (NB).
Salvador é a cidade baiana com maior número de famílias aptas ao programa, somando mais de 200 mil. Atualmente, a Neoenergia Coelba já possui 1,9 milhão de famílias cadastradas na Tarifa Social. Apenas em 2024, a concessionária registrou automaticamente 477 mil novos beneficiários.
Segundo a distribuidora, o direito ao desconto não se restringe ao titular da conta de energia, podendo ser estendido a qualquer morador da residência que atenda aos critérios.
Em casos em que o beneficiário não é o responsável direto pela fatura, como em imóveis alugados ou cedidos, é necessário informar a situação à Coelba para que o cadastro seja efetivado.
A Neoenergia reforça que a adesão à Tarifa Social não interfere em outros benefícios concedidos pelo governo federal.