Foto: Pref. de Vitória da Conquista
incendios florestais em vitória da conquista

ICMBio realiza semana dedicada à prevenção e combate aos incêndios florestais no Alto Médio São Francisco

Anúncio

O Centro Especializado em Manejo Integrado do Fogo (CEMIF), do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), marcou presença na II Semana de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais do Alto Médio São Francisco, em Minas Gerais.

A programação teve início no dia 15 de agosto e se estende até o dia 22, incluindo palestras, visitas a comunidades e ações de orientação sobre prevenção de incêndios florestais.

O evento começou com o I Encontro Regional de Brigadistas, realizado em Chapada Gaúcha, com o objetivo de sensibilizar a comunidade local e instituições de ensino e ciência sobre a temática dos incêndios.

A região faz parte do Mosaico Grande Sertão Veredas-Peruaçu, que integra unidades de conservação federais e estaduais, já acostumadas a trabalhar de forma coordenada.

Segundo Dayanne Sirqueira, chefe do Núcleo de Gestão Integrada (NGI) ICMBio Cavernas do Peruaçu,

“A ideia dos encontros é que as instituições se conheçam e possam trocar informações antes da ocorrência de incêndios, e não somente na hora das operações. Com isso, as instituições conseguem trabalhar de forma mais coordenada e integrada na resposta aos incêndios florestais. Além disso, os brigadistas foram atualizados sobre a utilização correta do fogo e os impactos para a saúde e para o meio ambiente.”

A programação inclui a elaboração de um Painel Regional de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais, reunindo atores envolvidos no combate, como IEF, Corpo de Bombeiros, Ibama e ICMBio, que discutirão projeções e ações para 2025.

Também estão previstas palestras sobre a presença das mulheres nas brigadas, trabalho em equipe e ética no serviço, além de um workshop sobre ecologia do fogo, manejo integrado e uso de geotecnologias aplicadas aos incêndios.

O CEMIF foi representado pelo coordenador João Morita, que apresentou aos brigadistas as novidades trazidas pela Política Nacional de Manejo Integrado do Fogo, que completou um ano em julho.

O evento foi organizado pelo ICMBio, Instituto Estadual de Florestas (IEF), Força-Tarefa Previncêndio e Instituto Ekos, com apoio do Projeto Copaíbas e do Funbio.

Anúncio
Anúncio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *