O Brasil conquistou quatro medalhas na 18ª edição da Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica (IOAA), realizada entre os dias 11 e 21 de agosto, em Mumbai, na Índia. A equipe brasileira trouxe para casa uma medalha de ouro, duas de prata e uma de bronze, além de premiações especiais em provas de grupo e observacionais.
O destaque ficou por conta do estudante Luca Pieroni Pimenta, de Valinhos (SP), que além da medalha de ouro recebeu os troféus de melhor prova em grupo e melhor prova observacional.
Medalhistas brasileiros
- Ouro: Luca Pieroni Pimenta – Valinhos (SP);
- Prata: Franklin da Silva Costa – Recife (PE);
- Prata: Francisco Carluccio De Andrade – Campinas (SP);
- Bronze: Lucas Amaral Jensen – Itapetininga (SP);
- Menção Honrosa: Giovanna Karolinna Ribeiro de Queiroz – São Paulo (SP).
A equipe brasileira foi liderada pelos professores Júlio César Klafke e Eduardo Henrique Camargo de Toledo. Antes da competição internacional, os estudantes participaram de treinamentos com medalhistas de edições anteriores, além de orientação de professores, especialistas e astrônomos.
Sobre a IOAA
Criada na Tailândia em 2006, a IOAA é uma olimpíada anual voltada para estudantes do ensino médio com alto desempenho em Astronomia e Astrofísica. Os participantes enfrentam provas teóricas, análise de dados e exercícios de observação do céu, além de atividades que promovem integração cultural e troca de conhecimentos entre jovens de diferentes países.
O Brasil participa da competição desde a primeira edição em 2007, com equipes formadas por meio de um processo seletivo rigoroso, organizado pela OBA (Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica) e instituições parceiras, como o Observatório Nacional (ON/MCTI).
No ano passado, a 17ª edição da IOAA foi realizada no Brasil, reunindo quase 250 estudantes de 53 países, além de líderes, guias, coordenadores e equipes de apoio, totalizando cerca de 550 participantes.