Foto: Reprodução
Operação Gatonet da Neoenergia irá atuar em Barreiras, Salvador, Vitória da Conquista e outras cidades na próxima semana

Operação Gatonet da Neoenergia irá atuar em Barreiras, Salvador, Vitória da Conquista e outras cidades na próxima semana

Anúncio

A Neoenergia Coelba anunciou a ampliação da Operação Gatonet, que passará a ser realizada simultaneamente em 12 municípios da Bahia a partir da próxima semana. A ação tem como objetivo combater as fiações irregulares de telefonia e internet, responsáveis por prejuízos à população e impactos no fornecimento de energia elétrica.

Segundo a distribuidora, apenas no primeiro semestre deste ano já foram retiradas 565 toneladas de cabos irregulares, o que representa um crescimento de 355% em comparação ao mesmo período de 2024.

As cidades contempladas nesta nova etapa da operação são: Salvador, Vitória da Conquista, Barreiras, Camaçari, Candeias, Ipiaú, São Gonçalo dos Campos, Mirangaba, Jaguarari, Remanso, Gentio de Ouro e Ituaçu. Os locais foram escolhidos devido ao elevado número de provedores que atuam de forma irregular e que, caso não regularizem sua situação junto à Neoenergia Coelba, terão os cabos removidos.

“Os Gatonets são as empresas de telefonia e internet que instalam seus cabos de qualquer maneira nos postes, sem seguir os padrões técnicos e sem realizar as devidas manutenções. Esses provedores provocam o emaranhado de fios, chamas em fiações, interrupções de energia e até acidentes. Para remover as irregularidades, estamos levando a Operação Gatonet a 12 municípios de maneira simultânea na próxima semana”, explicou Madson Melo, gerente de Gestão da Receita da Neoenergia Coelba.

Portal para consumidores e canal exclusivo para provedores

Além da operação em campo, a distribuidora lançou um portal de consulta para que a população possa verificar se a empresa contratada para serviços de internet está devidamente regularizada. A medida garante que a operadora passou por análise técnica e atende aos critérios de segurança estabelecidos.

Já para os provedores irregulares, foi criado um canal exclusivo de atendimento, por meio do e-mail atendimentousomutuo.coelba@neoenergia.com, onde é possível obter informações sobre o processo de regularização e evitar a retirada de cabos e a interrupção dos serviços.

Responsabilidade compartilhada

A Neoenergia Coelba reforça que o compartilhamento de postes com empresas de telefonia, internet e TV a cabo é regulamentado por resoluções conjuntas da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) e ANP (Agência Nacional do Petróleo).

As normas determinam que as companhias estejam devidamente autorizadas, façam manutenções regulares e atendam aos padrões técnicos e comerciais exigidos.

Sobre a Neoenergia Coelba

A Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Neoenergia Coelba) é a terceira maior distribuidora de energia elétrica do Brasil em número de clientes e a sexta em volume de energia fornecida.

Presente em 415 dos 417 municípios baianos, a empresa atende mais de 6 milhões de clientes, alcançando cerca de 15 milhões de habitantes em uma área de concessão de 563 mil quilômetros quadrados.

Anúncio
Anúncio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *