A Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) promoveu, nesta semana, mais um treinamento voltado para a coleta de material destinado à identificação e diagnóstico de doenças que acometem o sistema nervoso central, como a Raiva e a Encefalopatia Espongiforme Bovina (EEB), conhecida como “mal da vaca louca”.
O curso foi realizado no município de Ruy Barbosa e contou com a participação de 22 profissionais, entre médicos-veterinários da ADAB, representantes das secretarias municipais de Agricultura e Saúde, além de técnicos e profissionais autônomos.
O objetivo da iniciativa é ampliar o número de especialistas habilitados a atuar nos procedimentos de coleta e análise, fortalecendo as ações de vigilância sanitária e de prevenção de enfermidades que podem trazer riscos à saúde animal e humana.
Durante o treinamento, os participantes tiveram acesso a aulas teóricas sobre registro e acompanhamento de notificações de suspeitas de doenças e investigações conduzidas pelo Serviço Veterinário Oficial (SVO), por meio do sistema Sisbravet.
As palestras foram ministradas pelos médicos-veterinários da ADAB, Paulo Ferraz, que abordou a Raiva em herbívoros, e Delcivan Lima dos Santos, que falou sobre a EEB.
Na etapa prática, os profissionais receberam instruções sobre coleta de material, identificação e acondicionamento de amostras do sistema nervoso central. Também foram apresentados os diferentes métodos para diagnóstico de cada doença, além de conteúdos sobre anatomia do sistema nervoso e da cabeça (osteologia).
“Esse é o primeiro curso de coleta que realizamos em Ruy Barbosa. Uma parceria muito importante entre a ADAB, as secretarias municipais de Saúde, Agricultura e a iniciativa privada, para ampliar o número de profissionais capacitados a atuarem na região.
Dessa forma, poderemos coletar material para exame de Raiva e EEB em bovinos e outros herbívoros. Foi orientado também à equipe de saúde como coletar material para exame de raiva de cães e gatos, mostrando a importância da ‘Saúde Única’”, destacou o coordenador do Programa Nacional de Raiva dos Herbívoros, Paulo Ferraz.
Com ações como essa, a ADAB reforça o compromisso de promover a saúde animal, prevenir riscos à saúde pública e garantir a segurança da pecuária baiana.