A Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab) realizou um mutirão de regulação no sábado (30), resultando na transferência de 1.133 pacientes para unidades de referência em todo o estado. Em 24 horas, a Central Estadual de Regulação coordenou as remoções, priorizando casos graves e aliviando a pressão sobre Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e hospitais de pequeno porte.
O Hospital Estadual Costa das Baleias, em Teixeira de Freitas, foi o destino mais acionado, com 73 regulações. Outros hospitais que receberam um número significativo de pacientes foram o Hospital Geral Roberto Santos (59), Hospital Geral do Estado (52), Hospital Geral Clériston Andrade (46) e Hospital Regional Costa do Cacau (41). No total, 98 unidades receberam pacientes, incluindo o recém-inaugurado Hospital Regional do Velho Chico, em Ibotirama.
De acordo com informações da pasta a secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana, destacou que cada mutirão representa vidas salvas e reforçou a importância da regulação como “a inteligência do SUS”. A superintendente de Regulação, Mônica Hupsel, ressaltou o trabalho conjunto de médicos, enfermeiros e equipes de apoio para garantir agilidade no atendimento.
Atendimento e Soluções de Urgência
Somente neste ano, mais de 212 mil casos de urgência foram solucionados pela Central Estadual de Regulação, que opera 24 horas por dia. A central organiza o acesso a leitos de UTI, cirurgias, exames de alta complexidade e internações em toda a rede pública e filantrópica credenciada no estado.