os dias 30 e 31 de agosto, a fiscalização da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) acompanhou o teste de autorrestabelecimento da Usina Hidrelétrica de Sobradinho, que possui capacidade instalada de 1.050.300 KW e está localizada no rio São Francisco, município de Sobradinho, na Bahia
A usina é responsável pela recomposição do sistema elétrico das áreas oeste e sudoeste da região Nordeste do país. A ação também teve o objetivo acompanhar os avanços das obras de modernização da usina.
De acordo com a Aneel, os Procedimentos de Rede estabelecem que as usinas responsáveis pela recomposição do sistema elétrico em caso de blecaute devem realizar anualmente testes reais de autorrestabelecimento. Isso quer dizer que essas instalações são capazes ligar suas unidades geradoras sem a utilização de fontes externas de energia.
A rotina operacional estabelece que, durante os testes, as máquinas devem ser desconectadas, paradas e, posteriormente, dado comando de partida para sincronização em barra morta num período não superior a 30 minutos. No caso da UHE Sobradinho, os testes foram considerados aprovados.
A Agência foi representada pelo Superintendente de Fiscalização Técnica dos Serviços de Energia Elétrica, Giácomo Bassi, e pelo especialista em Regulação, Hermann Friedenberg de Lemos, que acompanharam de perto todos os procedimentos.
A UHE Sobradinho, que faz parte do sistema da Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf), foi construída na década de 1970 e inaugurada em 1982.