Entre os dias 2 e 4 de outubro, a cidade de Lençóis, na Chapada Diamantina, será novamente o palco de um dos maiores encontros culturais do interior da Bahia. Em clima de primavera, o Festival de Lençóis 2025 promete reunir música, arte, sustentabilidade e turismo ecológico em uma programação gratuita e aberta ao público, no coração da cidade — a Praça Horácio de Mattos.
Nesta edição, o festival traz ao palco grandes nomes da música brasileira. Liniker, Edson Gomes, a Banda Oliveira com os convidados especiais Maria Gadú e Jorge Vercillo, além de Ópera B, Carneirinho, Thathi, Clariana (em homenagem a Amy Winehouse em versão reggae e house) e Samantha Tosto, com repertório voltado ao samba e à bossa nova.
A programação também destaca talentos locais e regionais, valorizando a cultura da Chapada com apresentações da Phylarmônica Lyra Popular de Lençóis, Zion, Família Grão de Luz e Griô, além do grupo Rivô Trio e Outras Substâncias.
Com expectativa de público superior a 10 mil pessoas por noite, o Festival de Lençóis se consolida como um dos principais eventos culturais do estado, atraindo turistas de diversas partes do Brasil em pleno feriadão prolongado. Além dos shows, a programação inclui oficinas culturais, apresentações de dança e teatro, com a participação de grupos regionais e de outras localidades.
Com o apoio da Prefeitura Municipal de Lençóis, e produzido pela Pau Viola Produções Artísticas, o festival promove também a valorização da cultura local, o incentivo ao turismo sustentável e a cidadania, fortalecendo o papel da Chapada Diamantina como destino cultural e ecológico.
Desde sua criação, o Festival de Lençóis já recebeu nomes consagrados da música brasileira como Gilberto Gil, Gal Costa, Lenine, Ana Carolina, Elza Soares, Carlinhos Brown, Margareth Menezes, Jorge Vercillo, Nando Reis, Vanessa da Mata, entre muitos outros — firmando-se como uma vitrine da Música Popular Brasileira (MPB) em um cenário de rara beleza natural.