A Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb) iniciou o processo seletivo para o doutorado em ensino da Rede Nordeste de Ensino (Renoen), programa que integra nove instituições de ensino superior da região Nordeste.
Segundo o edital, o curso tem como objetivo fortalecer a formação de pesquisadores e profissionais da educação, promovendo a integração entre as universidades e o desenvolvimento de pesquisas aplicadas ao ensino.
O polo de Vitória da Conquista da Uesb disponibiliza dez vagas, sendo cinco para a linha de Ensino, Currículo e Cultura e cinco para Práticas Pedagógicas no Ensino de Ciências e Matemática. As atividades estão previstas para começar no primeiro semestre letivo de 2026, e o processo seletivo será realizado em quatro etapas.
O Renoen conta com a participação das seguintes instituições: Universidade Federal de Sergipe (UFS), Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Universidade Federal do Ceará (UFC), Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) e Universidade Estadual do Maranhão (Uema).
O programa é voltado para profissionais com mestrado em áreas indicadas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e busca ampliar a qualificação acadêmica e a atuação de docentes e pesquisadores em todo o Nordeste.
Inscrições
As inscrições para o processo seletivo estão abertas até o dia 21 de setembro e podem ser feitas pelo site do programa. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail ppgen@uesb.edu.br ou pelo telefone (77) 3424-8792.