A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), por meio do Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas (Cecult), abriu inscrições para o curso “Produção Musical: Mercados e Espetáculos”, oferecido pela Escola Solano Trindade de Formação e Qualificação Artística, Técnica e Cultural (Escult). A iniciativa é realizada em parceria com o Ministério da Cultura (MinC).
A formação é totalmente on-line, gratuita e conta com recursos de acessibilidade comunicacional, como tradução em Libras, legendas e audiodescrição. As inscrições seguem abertas até o dia 19 de novembro, exclusivamente online.
Conteúdo do curso
O programa aborda temas como o mercado independente e a distribuição da música, as etapas e procedimentos da produção musical, histórico e evolução do som em espetáculos, além de práticas audiovisuais aplicadas ao setor. O objetivo é ampliar a profissionalização de trabalhadores e interessados no campo da música e oferecer ferramentas para uma atuação crítica, reflexiva e organizada dentro desse mercado.
A formação é destinada a músicos, produtores musicais e culturais, pesquisadores da indústria do entretenimento e da música, além de qualquer pessoa interessada em cultura e arte.
De acordo com Carolina Diniz, coordenadora dos Cursos de Formação Inicial e Continuada da UFRB, o curso proporcionará repertório teórico e tecnológico para atuação no mercado da música.
“Ao final, os participantes entenderão as diferentes etapas da produção artística e gestora nos mercados musicais, passando pelos processos de estúdios de gravação e legalização da obra artística, e ampliarão seus conhecimentos sobre outras formas de difusão, como audiovisual e espetáculos ao vivo”, explicou.
Parceria e formação cultural
A parceria entre o Cecult/UFRB e o MinC integra o Programa Nacional de Formação e Qualificação para o Mundo do Trabalho em Cultura, ligado à Secretaria da Economia Criativa e Fomento Cultural do Ministério da Cultura.
Além deste curso, a UFRB oferece outros programas de qualificação, como a especialização em Política e Gestão Cultural, que reúne 120 alunos de todas as regiões do Brasil, além de dez cursos livres e cinco formações iniciais e continuadas em formato EaD, voltados para áreas técnicas de apoio à atividade cultural.
Os cursos são disponibilizados pela Escult, plataforma online criada para a capacitação de profissionais no campo da cultura, implementada pelo Instituto Federal de Goiás (IFG). A escola homenageia o pernambucano Solano Trindade (1908-1974), multiartista negro que se destacou como poeta, ator, teatrólogo, pintor, pesquisador e incentivador das culturas populares.