O Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul (CBMRS) abriu inscrições para o concurso público destinado ao preenchimento de 544 vagas para o cargo de Soldado Bombeiro Militar Estadual Temporário.
A banca organizadora do certame é a Fundação Universidade Empresa de Tecnologia e Ciências (Fundatec), que ficará responsável pelas inscrições, elaboração, aplicação e correção das provas intelectuais, físicas e psicológicas, enquanto o CBMRS conduzirá o exame de saúde.
Segundo o edital, do total de 544 vagas, 447 são para ampla concorrência, 87 para pessoas negras (16%), 5 para pessoas trans (1%) e 5 para integrantes dos povos indígenas (1%). As cotas seguem o Decreto Estadual nº 56.229/2021 e serão observadas durante todo o período de validade do concurso.
Inscrições
As inscrições podem ser realizadas exclusivamente pela internet, no site da Fundatec, entre 4 de setembro e 4 de outubro, mediante pagamento de taxa de R$ 118,79. A banca organizadora também disponibilizará computadores em sua sede, em Porto Alegre, para auxiliar candidatos sem acesso à internet.
É necessário CPF para inscrição, e os candidatos que optarem pelas vagas reservadas devem declarar sua condição no ato da inscrição, sujeitando-se aos procedimentos de verificação da veracidade da autodeclaração.
Etapas da seleção
O concurso contará com quatro fases de seleção: exame intelectual, exame de saúde, teste de aptidão física (TAF) e exame psicológico. O exame intelectual, de caráter classificatório e eliminatório, será aplicado em 23 de novembro de 2025, com 40 questões de múltipla escolha distribuídas entre Língua Portuguesa (10), Matemática e Raciocínio Lógico (10), Atualidades (10), Legislação (Direitos Humanos e Cidadania, 5) e Legislação Específica (5), totalizando 100 pontos.
O exame de saúde será aplicado aos 1.800 candidatos aprovados na prova intelectual, avaliando estado clínico geral, saúde bucal e parâmetros laboratoriais. O TAF terá dois testes: geral, com flexão de braços na barra fixa, abdominais e corrida (2.500 metros em 12 minutos para homens e 2.100 metros em 12 minutos para mulheres, além de isometria para mulheres), e específico do Corpo de Bombeiros, com natação de 50 metros em até 1 minuto e 20 segundos para homens e 1 minuto e 25 segundos para mulheres. O exame psicológico será aplicado coletivamente aos 1.500 candidatos aprovados no TAF.
O concurso terá validade inicial de 2 anos, com possibilidade de prorrogação bienal até 8 anos, podendo o CBMRS convocar aprovados conforme a necessidade e respeitando a ordem de classificação final e as reservas de vagas.