Foto: Reprodução
Observatório Nacional transmitirá eclipse total da Lua neste domingo

Observatório Nacional retransmite eclipse total da Lua em tempo real

Neste domingo, 7 de setembro, a partir das 12h (horário de Brasília), o Observatório Nacional (ON) fará a retransmissão ao vivo do eclipse total da Lua em mais uma edição do programa O Céu em sua Casa: Observação Remota.

O fenômeno, que não poderá ser observado a olho nu no Brasil, será acompanhado em tempo real por meio do canal oficial do ON no YouTube, com comentários de astrônomos profissionais e amadores. A iniciativa é vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

Segundo a astrônoma Josina Nascimento, gestora da Divisão de Comunicação e Popularização da Ciência (Dicop) do Observatório Nacional, o evento praticamente não será visível no Brasil.

“Para dizer que não vai ser visível no Brasil, tem uma partezinha no final da fase penumbral que poderia ser vista na parte mais a leste do País, ali na região Nordeste. Só que o eclipse penumbral você não consegue perceber diferença na luminosidade da Lua. Então, podemos dizer que não vai ser visível no Brasil”, explicou.

A transmissão, no entanto, contará com a participação de parceiros internacionais, garantindo que todas as etapas do eclipse sejam exibidas mesmo em caso de tempo nublado em algumas regiões.

“Pretendemos transmitir todas as etapas do eclipse porque tem vários parceiros internacionais, então, mesmo que tenha tempo nublado num local, em outro a gente espera que dê para ver direitinho”, acrescentou Josina.

O momento mais esperado será a fase total, quando a Lua ficará totalmente imersa na sombra da Terra e ganhará a tonalidade avermelhada conhecida como Lua de Sangue. A coloração ocorre porque, mesmo encoberta pela sombra do planeta, a Lua ainda recebe luz solar de forma indireta, filtrada pela atmosfera terrestre.

Cronograma do eclipse (horário de Brasília):

  • Início da fase penumbral: 12h28;
  • Início da fase parcial: 13h27;
  • Início da fase total: 14h31;
  • Auge da fase total: das 15h12 às 15h53;
  • Fim da fase parcial: 16h57;
  • Fim da penumbra: 17h55.

O que é um eclipse lunar?

Os eclipses da Lua acontecem quando o satélite natural da Terra atravessa a sombra projetada pelo planeta. Essa sombra possui duas regiões: a penumbra, onde ainda há um pouco de iluminação solar, e a umbra, totalmente escura.

Quando a Lua entra apenas na penumbra, ocorre o eclipse penumbral; quando parte do satélite avança para a umbra, ocorre o parcial; e quando a Lua inteira se encontra dentro da umbra, tem-se o eclipse total.

Anúncio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *