A Prefeitura de Guanambi iniciou a instalação de pontos eletrônicos em todas as repartições municipais, após a aquisição de 130 novos aparelhos. A medida, anunciada no início do ano, tem como objetivo ampliar a transparência, reforçar o controle interno e tornar o serviço público mais eficiente. Esta é a primeira vez que todos os setores do município passam a ser obrigados a registrar a frequência por meio de senha biométrica.
Na última semana, servidores das Secretarias de Administração, Planejamento, Governo e do Setor Jurídico já foram cadastrados e começaram a utilizar o novo sistema. Nesta semana, será a vez dos funcionários da Saúde, Educação, Fazenda e Controladoria. A expectativa da gestão é que até o fim do mês todas as secretarias estejam devidamente incluídas no sistema.
O prefeito Nal Azevedo determinou a implantação do ponto eletrônico como forma de garantir maior rigor no acompanhamento da jornada dos servidores. Para o secretário de Administração, Anderson Ribeiro, a medida representa um marco na modernização da gestão pública em Guanambi.
“Quando todo o sistema tiver em plena operação, as repartições terão controle de frequência muito mais eficiente e transparente”, destacou o secretário.
Mais eficácia e segurança
Ribeiro ressaltou ainda que o novo modelo substitui práticas ultrapassadas. “O ponto eletrônico acaba com o controle arcaico do pessoal, quebra uma rotina secular de registro manual, com suas fragilidades, e avança, de modo seguro, para contemplar todas as novas modelagens de forma tecnológica e muito mais eficaz”, afirmou.
Com a iniciativa, a prefeitura espera não apenas modernizar os processos administrativos, mas também fortalecer a confiança da população no serviço público municipal.