Foto: Reprodução
MIDR reconhece a situação de emergência em duas cidades da Bahia afetadas pela estiagem

Mais dois municípios da Bahia tiveram emergência por estiagem reconhecida a nível estadual

Anúncio

O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Defesa Civil Nacional, reconheceu, nesta sexta-feira, 12 de setembro, a situação de emergência em mais dois municípios baianos por causa da estiagem. As cidades de Cansanção e Poções passam a integrar a lista de localidades em situação emergencial no estado.

A medida consta na Portaria nº 2.782, publicada no Diário Oficial da União (DOU). Além da Bahia, o documento também reconheceu emergência em Mogeiro, na Paraíba, por estiagem, e em Quixadá, no Ceará, que enfrenta a seca, período mais prolongado de ausência de chuvas.

Liberação de recursos

Com o reconhecimento, as prefeituras estão aptas a solicitar recursos ao Governo Federal para ações de defesa civil, como a compra de cestas básicas, água potável, refeições para trabalhadores e voluntários, além de kits de higiene, limpeza e dormitório.

Os pedidos devem ser realizados pelo Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD). A partir da análise dos planos de trabalho enviados, a equipe técnica da Defesa Civil Nacional define valores e metas. Após aprovação, o repasse é formalizado por portaria no DOU.

Apoio a gestores

A Defesa Civil Nacional também oferece cursos de capacitação a distância para agentes municipais e estaduais, com foco na utilização do S2iD e na qualificação da gestão de risco de desastres.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *