Previsão de chuva acumulada (15 de agosto a 21 de setembro de 2025). Fonte: Inmet
Previsao inmet até 21 de setembro

Inmet divulgou previsão do tempo para todo o Brasil na última semana de inverno

Anúncio

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), ligado ao Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), divulgou nesta segunda-feira, 15 de setembro, o Informativo Meteorológico Nº 35/2025.

O relatório detalha as condições climáticas observadas entre os dias 10 e 14 de setembro e apresenta a previsão de tempo para as diversas regiões do Brasil, com foco em chuvas e temperaturas para o período de 15 a 21 de setembro, última semana do inverno.

Este panorama é essencial para o planejamento das atividades em todo o país, alertando para eventos como chuvas intensas, calor extremo e baixa umidade do ar.

Previsão de Chuvas e Temperaturas (15 a 21 de setembro)

Região Norte:

A combinação de calor, alta umidade e circulação dos ventos favorecerá a formação de nuvens carregadas e áreas de instabilidade.

Chuva: Os maiores volumes são esperados para o Amazonas, que pode registrar até 100 mm, e Roraima, com acumulados de até 40 mm. No Acre, Rondônia, Pará e Amapá, as chuvas devem ser isoladas e com baixos acumulados. O Tocantins terá tempo seco na maior parte do estado, com pancadas rápidas e localizadas apenas na porção oeste.

Temperatura: As temperaturas máximas mais elevadas são previstas para Tocantins, Pará e Amapá, superando os 38°C. Nas demais áreas da região, as máximas devem variar entre 28°C e 36°C.

Região Nordeste:

O interior da região deve permanecer seco e sem chuva, com alerta para baixa umidade do ar.

Chuva: Grande parte do interior, incluindo o oeste da Bahia, sul do Maranhão, Piauí, Ceará, além do oeste da Paraíba e do Rio Grande do Norte, não terá chuva. Nestas áreas, a umidade do ar pode ficar abaixo de 20%. No litoral leste, especialmente entre a Bahia e Alagoas, são esperadas chuvas, com acumulados que podem chegar a 30 mm.

Temperatura: No interior da região, as máximas devem superar os 36°C, principalmente em áreas do Maranhão e Piauí. No litoral leste, as máximas variarão entre 26°C e 30°C.

Região Centro-Oeste:

A região deve ter chuvas isoladas, mas o destaque continua sendo a baixa umidade do ar e temperaturas elevadas.

Chuva: Previsão de chuvas isoladas no Mato Grosso, com volumes abaixo de 10 mm. Embora o mapa de chuva não indique chuva para os demais estados, a combinação de umidade em níveis médios e índices termodinâmicos pode favorecer pancadas isoladas entre quarta e quinta-feira. A umidade do ar deve permanecer baixa, abaixo de 25%, principalmente no Mato Grosso do Sul, Goiás, Distrito Federal e centro-leste do Mato Grosso.

Temperatura: A previsão indica temperaturas máximas elevadas em toda a região, com destaque para Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, onde os valores podem ultrapassar os 40°C ao longo da semana. A média das máximas para a região será acima de 30°C.

Região Sudeste:

Chuvas concentradas no leste, enquanto outras áreas enfrentam tempo seco e baixa umidade.

Chuva: Os maiores volumes devem se concentrar no leste da região, especialmente entre o Rio de Janeiro e o Espírito Santo, com acumulados de até 20 mm. Não há previsão de chuvas significativas para o oeste de São Paulo e a maior parte de Minas Gerais, onde a umidade relativa do ar deve permanecer baixa, abaixo de 30%.

Temperatura: As máximas podem ultrapassar os 36°C no interior de São Paulo e Triângulo Mineiro. Nas demais áreas, as máximas variarão de 24°C a 30°C, e as mínimas entre 15°C e 23°C.

Região Sul:

A região terá acumulados expressivos de chuva e risco de eventos severos.

Chuva: São esperados acumulados expressivos de chuva, que podem chegar a 200 mm, principalmente no centro e sul do Rio Grande do Sul. Em Santa Catarina e Paraná, os volumes previstos são menores, em torno de 40 mm. Há risco de granizo e rajadas fortes de vento nos dias 15 e 16/09 e 18 e 19/09, afetando o Rio Grande do Sul e o sul de Santa Catarina. O centro-norte do Paraná deve registrar umidade relativa do ar abaixo de 30%.

Temperatura: As máximas permanecerão elevadas em grande parte do Paraná, podendo atingir até 38°C no noroeste do estado na sexta-feira. No Rio Grande do Sul e Santa Catarina, as máximas também devem subir, chegando a 30°C. As temperaturas mínimas devem ficar estáveis, entre 10°C e 12°C, especialmente em áreas serranas, com elevação a partir do dia 19/09, atingindo até 24°C no oeste da região. Não há indicativo de geada.

Condições Observadas (10 a 14 de setembro de 2025)

Os últimos cinco dias foram marcados por contrastes climáticos no Brasil.

Precipitação: Os maiores volumes de chuva, superiores a 30 mm, foram registrados no oeste da Região Norte e em parte do litoral do Espírito Santo. Destacam-se as estações de Rio Branco (AC) com 42,2 mm e Humaitá (AM) com 40,6 mm. Em contraste, grande parte do centro-sul do Mato Grosso, centro-norte do Mato Grosso do Sul, Goiás, Distrito Federal, sul do Maranhão e São Paulo não registraram chuvas. A maioria das regiões Nordeste e Centro-Oeste teve volumes inferiores a 10 mm, com algumas localidades no Nordeste recebendo menos de 5 mm.

Umidade Relativa do Ar: Várias regiões registraram baixa umidade. Na Região Nordeste, Ibotirama (BA) teve 7% e Delfino (BA) 9%. No Centro-Oeste, diversas estações em Goiás, como Aragarças e Catalão, registraram mínimas de 8%. Na Região Sudeste, Uberlândia (MG) e São Carlos (SP) tiveram umidade abaixo de 12%. Na Região Sul, estações paranaenses como Diamante do Norte registraram menos de 14%.

Temperaturas: As temperaturas máximas mais elevadas, acima de 35°C, foram observadas nas regiões Centro-Oeste, Norte e Nordeste, com picos de 42,9°C em São Miguel do Araguaia (GO) e 42,4°C em Goiás (GO). Por outro lado, máximas inferiores a 26°C foram observadas no litoral do Nordeste (entre Rio Grande do Norte e Alagoas), no Sudeste (Espírito Santo e Rio de Janeiro) e em Santa Catarina e Rio Grande do Sul. As temperaturas mínimas ficaram acima de 18°C nas regiões Norte, Nordeste e grande parte do Centro-Oeste. Na Região Sul, houve um declínio significativo, com mínimas abaixo de 8°C e registros como 0,7°C em Vacaria (RS) e 1,8°C em Cambará do Sul (RS) entre 10 e 12 de setembro. Rajadas fortes de vento também foram notadas na Região Sul, com 72 km/h em Canguçu (RS).

O Inmet reforça a importância de acompanhar as atualizações da previsão do tempo e os avisos meteorológicos especiais, que estão disponíveis em seu portal e redes sociais.

Confira o Informe Meteorológico 35/2025 na íntegra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *