O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) realizará uma transmissão ao vivo nesta segunda-feira (15), às 16h, no canal do MGI no YouTube. O objetivo é esclarecer dúvidas dos candidatos aprovados em lista de espera na primeira edição do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU 1). Esses candidatos precisam manifestar interesse nos cargos para continuar na fila de espera.
De acordo com o Ministério da Gestão, o prazo para que os candidatos façam a declaração de interesse termina às 23h59 desta quinta-feira (18), no horário de Brasília. Essa etapa é obrigatória para que os candidatos permaneçam na lista de espera. Caso contrário, serão excluídos.
Os candidatos podem enviar suas dúvidas previamente no perfil do MGI no Instagram ou diretamente no chat da live no YouTube. Aqueles que não manifestarem interesse no prazo serão retirados da lista de espera e não participarão de futuras convocações desta edição do concurso.
O procedimento visa manter na lista apenas os candidatos que ainda têm interesse na vaga. A manifestação de interesse não garante direito à vaga, nomeação ou posse. Para verificar as vagas em que está na lista de espera, o candidato deve acessar sua área no site do CPNU 1.
O candidato precisa ter uma conta Gov.Br de nível Prata ou Ouro e, na plataforma Sou.Gov, deve confirmar o interesse separadamente em cada cargo da lista de espera. Para agilizar futuros procedimentos, recomenda-se que aqueles que não pretendem assumir a vaga respondam à manifestação de “não tenho interesse”.
Até quinta-feira, o candidato pode alterar sua escolha quantas vezes desejar. Com base nas manifestações de interesse, as novas listas de espera serão divulgadas pelo Ministério da Gestão até 10 de outubro.
Todos os candidatos aprovados em lista de espera serão informados por e-mail cadastrado no ato de inscrição do concurso de 2024 e receberão aviso pela caixa postal individual da plataforma Gov.Br.