Foto: Victor Jucá/Divulgação
Filme O Agente Secreto será o representante brasileiro no Oscar 2026

Filme O Agente Secreto será o representante brasileiro no Oscar 2026

Anúncio

A Academia Brasileira de Cinema anunciou que o filme O Agente Secreto, dirigido por Kléber Mendonça Filho, será o representante do Brasil na categoria de Melhor Filme Internacional no Oscar 2026.

O longa é protagonizado por Wagner Moura e se passa em 1977, durante a ditadura militar, acompanhando a história de Marcelo, um professor de tecnologia que se envolve em espionagem e paranoia ao tentar recomeçar a vida no Recife.

De acordo com a Agência Brasil, O Agente Secreto ainda não estreou nos cinemas brasileiros, mas já conquistou prêmios internacionais, incluindo Melhor Diretor para Kléber Mendonça Filho e Melhor Ator para Wagner Moura no Festival de Cannes, uma das mais prestigiadas premiações do cinema mundial.

Ser escolhido como representante brasileiro não garante automaticamente uma indicação ao Oscar. Cada país indica um filme, e a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas faz uma seleção dos que efetivamente concorrerão ao prêmio. A cerimônia do Oscar está agendada para 15 de março de 2026.

Outros Concorrentes

Além de O Agente Secreto, outros filmes estavam na lista de pré-selecionados para representar o Brasil: Baby, de Marcelo Caetano; Kasa Branca, de Luciano Vidigal; Manas, de Marianna Brennand; O Último Azul, de Gabriel Mascaro; e Oeste Outra Vez, de Erico Rassi.

No início deste ano, o Brasil conquistou seu primeiro Oscar com o filme Ainda Estou Aqui, de Walter Salles, na categoria de Melhor Filme Internacional.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *