FOTO: REPRODUÇÃO | REUTERS - YVES HERMAN
Acordo de Livre Comércio é assinado entre o Mercosul e a EFTA

Acordo de Livre Comércio é assinado entre o Mercosul e a EFTA

Anúncio

A assinatura do Acordo de Livre Comércio entre o Mercosul e a Associação Europeia de Livre Comércio (EFTA), realizada nesta terça-feira, 16 de setembro, no Rio de Janeiro, representa um avanço significativo na ampliação da rede de acordos comerciais do Brasil.

Em um contexto internacional desafiador, o país reafirma, em parceria com seus sócios do MERCOSUL, o compromisso com um comércio internacional baseado em regras claras e com a abertura de novos mercados para as empresas brasileiras.

O governo do Presidente Lula tem se empenhado em fortalecer a presença global do Brasil, diversificar destinos comerciais e ampliar as oportunidades para trabalhadores e empreendedores nacionais. Desde 2023, o MERCOSUL firmou um acordo de livre comércio com Singapura e concluiu as negociações do Acordo de Associação com a União Europeia, cuja assinatura está prevista ainda para este ano.

Somados, esses três acordos representam um aumento de 152% no volume da corrente de comércio brasileira abrangida por preferências tarifárias — a maior expansão já registrada na política comercial do país.

Além disso, o Brasil segue comprometido com a conclusão, em breve, das negociações com os Emirados Árabes Unidos, a retomada do diálogo com o Canadá e a ampliação de acordos vigentes com México e Índia, entre outros parceiros estratégicos.

A atual agenda de comércio exterior demonstra a capacidade do Brasil de negociar acordos de alto impacto e seu claro interesse em fortalecer sua integração à economia global. A assinatura do Acordo MERCOSUL-EFTA também evidencia que a política comercial brasileira está alinhada com princípios essenciais como o multilateralismo, o desenvolvimento sustentável e a cooperação internacional.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *