O cadastramento dos vendedores ambulantes que querem trabalhar nas festas populares de Salvador começou nesta terça-feira, 16 de setembro, e segue até 16 de outubro. Mais uma vez, o processo é 100% online e não é preciso pressa: a seleção só será feita após o encerramento do prazo, com a classificação dos interessados através de um sistema de pontos, assim como ocorreu nos dois últimos anos.
As vagas são para Festival Virada, Lavagem do Bonfim, Festa de Iemanjá, Lavagem de Itapuã, pré-Carnaval e Carnaval.
A inscrição deve ser feita pelo site www.sca.salvador.ba.gov.br, e quem não tiver acesso à internet pode procurar uma unidade da Prefeitura-Bairro para obter auxílio no cadastro.
“Nós acabamos com aqueles problemas que existiam às vésperas dos grandes eventos. Deu certo para o verão de 2024, deu certo para o verão de 2025 e dará certo para o verão de 2026. O licenciamento para todos os eventos possibilitou melhores condições para aqueles que trabalham de maneira informal, para que possam ter uma renda a mais. Os critérios são objetivos e estabelecidos no edital de credenciamento”, explicou o prefeito Bruno Reis.
O sistema de pontuação leva em consideração aspectos sociais de cada candidato, como por exemplo: trabalhadores que residem em Salvador recebem 4 pontos no ranking; quem já trabalhou nas festas populares antes, mais 2 pontos; se tem cursos e certificados de capacitação, mais 2 pontos; se é mãe solo ou idoso, mais 1 ponto; entre outros critérios sociais e econômicos. No final, ficam com as vagas os candidatos com maior pontuação.
Os interessados podem se inscrever em mais de um evento. No caso do pré-Carnaval, trata-se das festas Fuzuê, Furdunço, Melhor Segunda-Feira do Mundo e Pipoco. No total, serão 9 mil vagas. A lista com os nomes dos aprovados em cada festa será publicada em 1º de dezembro.