Foto: Reprodução
Cetas de Vitória da Conquista recebeu 27 pássaros, um macaco e uma raposa apreendidos em operações

Cetas de Vitória da Conquista recebeu 27 pássaros, um macaco e uma raposa apreendidos em operações

Anúncio

Na última quarta-feira, 17 de setembro, o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) recebeu 27 pássaros silvestres apreendidos em uma operação da Polícia Rodoviária Federal (PRF). Entre as espécies estavam 17 coleirinhos, um canário-da-terra e nove papa-capins.

No mesmo dia, a equipe do Cetas também acolheu uma raposa-do-campo (Lycalopex vetulus), resgatada pelo grupamento Gama, da Guarda Municipal, na região da Pedra Branca. O animal não apresentava ferimentos e a operação foi realizada sem riscos para a equipe.

Anúncio

De acordo com o Gama, a presença dessa espécie é comum em áreas rurais e até em locais próximos a residências, motivada por busca de alimento, abrigo ou fuga de predadores. A raposa passará por acompanhamento veterinário antes de ser devolvida à natureza.

Já na quinta-feira (18), foi a vez de um bugio-preto chegar ao centro, após apreensão realizada pelo Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) na região da Chapada Diamantina.

Anúncio

Segundo o veterinário do Cetas, Aderbal Azevedo, os animais resgatados apresentavam sinais de maus-tratos. “Quando chegaram aqui, a gente fez uma triagem e os separou em lotes, para que pudéssemos realizar os procedimentos de rotina, com medicação, comida e água. Esses animais estão em recuperação”, afirmou.

A secretária municipal de Meio Ambiente, Ana Cláudia Passos, destacou a importância do trabalho desenvolvido pelo centro. “É uma equipe muito capacitada, que presta um serviço maravilhoso. É um dos poucos centros de triagem mantidos por uma Prefeitura e é fundamental na proteção do nosso bioma”, disse.

Com 25 anos de atuação e mais de 80 mil animais acolhidos, o Cetas é referência nacional na proteção da fauna. A população pode colaborar evitando a compra de animais silvestres, não consumindo carne de caça e denunciando criações irregulares.

O contato com o Cetas pode ser feito pelo telefone (77) 3423-2247 ou pelo e-mail cetasvca@yahoo.com.br. A equipe é responsável pelo resgate e pelos cuidados necessários até que os animais possam retornar à natureza.

Anúncio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *