O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) prorrogou até a próxima segunda-feira, 22 de setembro, o prazo para inscrições no Programa Institucional de Bolsas de Pós-Graduação (PIBPG). A iniciativa prevê um investimento de R$ 430 milhões para a concessão de aproximadamente 5.520 bolsas a instituições de ensino superior e centros de pesquisa de todo o Brasil.
A Chamada Pública nº 12/2025 traz novidades importantes em relação à edição anterior, com destaque para a ampliação do número de bolsas de doutorado, em duas faixas institucionais; e a inclusão de um bônus na pontuação final para propostas que apresentem ações estruturadas de equidade e inclusão na pós-graduação.
As bolsas serão distribuídas de acordo com a classificação das instituições proponentes em três faixas, considerando seu grau de consolidação:
Faixa A (IES/ICT consolidadas) – Até 350 bolsas de mestrado e 170 de doutorado – 50 bolsas a mais de doutorado em comparação com a edição anterior.
Faixa B (IES/ICT em consolidação) – Até 50 bolsas de mestrado e 35 de doutorado – cinco bolsas a mais de doutorado em relação a 2024.
Faixa C (IES/ICT emergentes) – Até 10 bolsas de mestrado e 10 de doutorado.
A previsão total é de 4.266 bolsas de mestrado e 1.254 de doutorado.
Uma das principais inovações da chamada de 2025 é a valorização de propostas institucionais que promovam a equidade e a inclusão na pós-graduação. Projetos que apresentarem políticas, programas ou ações estruturadas com esse foco receberão bônus na avaliação final, o que pode impactar diretamente a quantidade de bolsas concedidas.
“Desde 2023, o CNPq vem trabalhando para recompor as bolsas de mestrado e doutorado, num esforço de expansão ainda limitado pelas restrições orçamentárias. A cada edição, buscamos tornar o edital mais justo, alinhado à realidade das instituições e comprometido com práticas inclusivas. A valorização da equidade na chamada atual é um exemplo claro desse avanço”, destaca Dalila Andrade Oliveira, diretora de Cooperação Institucional, Internacional e Inovação do CNPq.
Criado em 2022, o Programa Institucional de Bolsas de Pós-Graduação (PIBPG) é uma política pública estratégica do CNPq, voltada ao fortalecimento da formação científica de alto nível no Brasil. Alinhado às diretrizes nacionais de ciência e tecnologia, o programa já conta com a participação de 216 instituições de ensino superior e centros de pesquisa em todo o país.
As inscrições devem ser feitas pelas instituições proponentes, respeitando os critérios e faixas estabelecidos na chamada.
Mais informações estão disponíveis no site oficial do CNPq e no edital.