A Agência Brasileira de Apoio à Gestão do SUS (AgSUS) publicou, nesta quinta-feira (18/9), edital de processo seletivo para a contratação de 179 trabalhadores e formação de cadastro reserva. As oportunidades são para atuação em Escritórios Regionais e Distritais da Agência, distribuídos por 34 municípios de 19 estados.
O edital completo, com requisitos e orientações para inscrição, está disponível aqui. As inscrições estarão abertas de 22 a 30 de setembro e serão realizadas por meio deste link.
As vagas contemplam dois níveis:
- Nível superior: assistente de região/distrito — remuneração de R$ 5.000, além de benefícios;
- Nível médio: agente de região/distrito — remuneração de R$ 3.000, além de benefícios.
As contratações serão pelo regime CLT, com finalidade exclusiva de atender necessidades de apoio à execução de programas e projetos estratégicos da AgSUS.
O edital reserva 5% das vagas para pessoas com deficiência e 30% para pretos, pardos, quilombolas e indígenas, conforme a Lei 15.142/2025.
Etapas e cronograma
O processo seletivo terá duas etapas:
- Análise curricular – prevista para 1º a 17 de outubro;
- Avaliação de conhecimentos – programada para 27 a 31 de outubro.
O resultado final está previsto para 7 de novembro. As contratações começam a partir de 17 de novembro de 2025.
Locais de atuação
Os aprovados poderão atuar em escritórios localizados nas seguintes localidades: São Gabriel da Cachoeira (AM), Leste de Roraima (RR), Yanomami (RR), Boa Vista (RR), Barra do Garças (MT), Campo Grande (MS), Canarana (MT), Colíder (MT), São Félix do Araguaia (MT), Cuiabá (MT), Centro-Oeste (MT), Florianópolis (SC), Curitiba (PR), Governador Valadares (MG), Atalaia do Norte (AM), Cacoal (RO), Cruzeiro do Sul (AC), Lábrea (AM), Parintins (AM), Porto Velho (RO), Rio Branco (AC), Tabatinga (AM), Tefé (AM), Manaus (AM), São Luís (MA), Salvador (BA), São Paulo (SP), Altamira (PA), Macapá (AP), Itaituba (PA), Palmas (TO), Redenção (PA), Belém (PA), Fortaleza (CE), João Pessoa (PB), Maceió (AL) e Recife (PE).
Sobre a AgSUS
Criada por lei em 2023, a AgSUS é um serviço social autônomo, com finalidade pública e sem fins lucrativos. A Agência apoia o Ministério da Saúde no provimento, na fixação e na formação de profissionais para regiões vulneráveis com vazios assistenciais, em todos os níveis de atenção — Saúde Indígena, Atenção Primária e Atenção Especializada. Programas e projetos são executados por meio de contratos de gestão em âmbito regional ou nacional.