Entre esta segunda-feira, 22 de setembro, e sexta-feira (26), a Secretaria Municipal de Saúde de Vitória da Conquista realizará das 9h às 15h, a segunda repescagem da Campanha de Vacinação Antirrábica na Zona Urbana.
De acordo com a pasta, a ação tem o intuito de aumentar o número de animais imunizados no município, uma vez que a raiva é uma doença considerada 100% letal e a vacina é a forma mais eficaz de prevenção. A ação é voltada para cães e gatos a partir dos três meses de idade.
As unidades de saúde que participarão da campanha são:
- Panorama
- Nova Cidade
- Morada dos Pássaros
- Comveima
- Patagônia
- Hugo de Castro (bairro Guarani)
- Jardim Valéria
- Vila Serrana
- Admário Silva Santos (bairro Brasil)
- Urbis VI
Ainda segundo a secretaria, esses locais foram escolhidos por serem mais centrais e de fácil acesso, abrangendo uma área maior da cidade.
É recomendável que os animais estejam sob controle do tutor (uso de coleira e caixa de transporte para gatos), além de apresentar identificação quando possível. Caso o animal esteja doente ou tenha menos de três meses (no caso de cães) e menos de dois meses (no caso de gatos), a recomendação é procurar orientação prévia com a equipe de saúde ou aguardar avaliação profissional.
Importante ressaltar que a oferta da vacina contra raiva animal acontece durante todo ano na Unidade Saúde Admário Silva Santos e no Centro de Apoio à Saúde Animal (Casa).
O Dia D da Vacinação na Zona Urbana aconteceu no dia 2 de agosto e mobilizou 32 pontos de vacinação instalados em diversos bairros e áreas de entorno, onde foram vacinados 17.245 animais.
Na Zona Rural, a campanha teve início no dia 28 de julho, finalizando hoje (18), com visitas das equipes de vacina em povoados e sede dos distritos do município. Foram mais de 90 localidades visitadas.
A ação tem caráter preventivo e é essencial para controlar a transmissão da raiva — doença viral grave que pode afetar animais e seres humanos. A imunização de cães e gatos constitui a principal medida de proteção coletiva, reduzindo riscos à saúde pública.
Segundo o coordenador de Zoonoses da SMS, Luís Cláudio Moura, até dia 12 deste mês, já foram vacinados 35.077 animais nas Zonas Urbana e Rural.