Figura 2: Previsão de chuva acumulada (22 de agosto a 29 de setembro de 2025). Fonte: Inmet
Previsao inmet até 1 de outubro

Confira a previsão do tempo do Inmet para todo o país até 29 de setembro

Anúncio

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou nesta segunda-feira, 22 de setembro, o Informativo Meteorológico N° 36/2025, detalhando as condições observadas entre os dias 17 e 21 de setembro e a previsão para a semana até o dia 29.

O prognóstico do órgão indica uma semana de contrastes extremos no Brasil. A combinação de alta umidade, calor e circulação dos ventos favorecerá a formação de áreas de instabilidade no Norte, enquanto o avanço de sistemas frontais trará chuvas e tempestades para o Centro-Oeste e Sudeste no início do período, e temperaturas muito baixas com possibilidade de geada no Sul.

Por outro lado, o interior da Região Nordeste deve manter o tempo seco e o calor intenso.

Previsão de Chuvas e Temperaturas por Região (22 a 29 de Setembro)

Região Norte

Na Região Norte, os maiores volumes de chuva são esperados entre o Amazonas e Rondônia. A previsão indica que os acumulados podem superar os 100 mm, especialmente em áreas do oeste do Amazonas. Já no Tocantins, sul do Pará, Acre e Roraima, o volume médio de chuva não deve ultrapassar 20 mm.

No norte do Pará e Amapá, o tempo deve ser predominantemente seco, com apenas possibilidade de chuvas isoladas. As temperaturas máximas elevadas prevalecerão na região. As temperaturas mais altas são previstas para os estados do Tocantins, Pará e Amapá, com máximas podendo variar entre 38°C e 40°C. Nas demais áreas, as máximas devem ficar entre 26°C e 36°C.

Região Nordeste

O tempo seco e a ausência de chuva devem persistir em grande parte do interior nordestino, com destaque para a Bahia, Piauí, região central do Ceará e oeste da Paraíba e Rio Grande do Norte. Nessas áreas, a umidade do ar pode cair abaixo de 25%. Áreas de instabilidade devem provocar chuvas isoladas no sul e oeste da Bahia, sul do Maranhão e Piauí até quarta-feira (24/09/2025). A partir de quinta-feira (25/09/2025), a chuva deve ganhar força entre o litoral da Bahia e Sergipe.

O interior da região continuará com temperaturas elevadas. As máximas devem superar os 37°C, principalmente em áreas do Maranhão, Piauí e interior da Bahia. No litoral leste, as máximas devem variar entre 24°C e 34°C.

Região Centro-Oeste

Um sistema frontal deve avançar e favorecer a ocorrência de tempestades em parte do Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás e Distrito Federal, especialmente entre segunda-feira (22/09/2025) e quarta-feira (24/09/2025). O volume de chuva previsto deve variar entre 10 mm e 20 mm. Há possibilidade de chuvas fortes, rajadas de vento, incidência de raios e queda de granizo em pontos localizados. A partir de quinta-feira (25/09/2025), as condições de chuva devem diminuir, prevalecendo apenas chuvas isoladas, mas a umidade do ar deve aumentar ao longo da semana.

Toda a região terá indicativos de temperaturas máximas acima de 30°C. Os valores mais expressivos são previstos para grande parte do Mato Grosso do Sul e região sul do Mato Grosso, onde as máximas podem ultrapassar os 40°C ao longo da semana.

Região Sudeste

O avanço de um sistema frontal no Sudeste provocará aumento das chuvas no decorrer da semana. Os maiores volumes, que podem acumular até 40 mm, devem se concentrar entre São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e sul de Minas Gerais. Nessas áreas, existe a possibilidade de tempestades, rajadas de vento e queda de granizo em pontos localizados, principalmente até quarta-feira (24/09/2025).

Nas demais áreas, há possibilidade apenas de chuvas localizadas. A umidade do ar deve aumentar em grande parte da Região com o avanço da chuva. As temperaturas máximas entrarão em declínio a partir do dia 23/09 devido à incursão de uma massa de ar mais frio. Máximas não devem ultrapassar os 18°C em áreas de São Paulo, Rio de Janeiro, sul de Minas Gerais e sul do Espírito Santo, ficando em torno de 14°C a partir do dia 24. Somente o norte de Minas Gerais manterá temperaturas elevadas, em torno de 30°C. As temperaturas mínimas na região devem variar entre 5°C e 16°C.

Região Sul

No início da semana, a passagem de uma frente fria favorece a ocorrência de tempestades no centro e norte do Paraná, com previsão de ventos intensos e queda de granizo. Ao longo da semana, a chuva deve diminuir em grande parte da Região Sul, com possibilidade de chuva apenas no litoral de Santa Catarina e Paraná. Contudo, a chuva deve voltar a ganhar intensidade no Rio Grande do Sul e Santa Catarina ao longo do fim de semana.

As temperaturas máximas sofrerão um declínio significativo no início da semana, não ultrapassando os 15°C nos três primeiros dias. As mínimas são previstas entre 2°C e 8°C, especialmente em áreas serranas dos três estados. Devido à incursão da massa de ar frio, há possibilidade de geada em todos os estados do Sul, principalmente entre os dias 23 e 25. A geada pode ser mais intensa nas regiões serranas e há previsão para a serra gaúcha no dia 26 de setembro.

Resumo das Condições Observadas (17 a 21 de Setembro de 2025)

O período entre 17 e 21 de setembro foi marcado por volumes expressivos de chuva concentrados em pontos específicos do país e pela manutenção do tempo seco e quente em vastas áreas.

Precipitação:

Os maiores volumes de chuva (superiores a 50 mm) concentraram-se no extremo norte do Mato Grosso e no sul do Rio Grande do Sul. No Rio Grande do Sul, a passagem de uma frente fria e a formação de tempestade propiciaram volumes expressivos (acumulados de até 100 mm na mesorregião do Centro-Ocidental Rio Grandense).

Estações como Santa Maria (RS) registraram 95,4 mm. Acúmulos acima de 20 mm foram registrados no Rio Grande do Sul, faixa central do Mato Grosso, extremo sudoeste do Amazonas, sul do Tocantins e parte do litoral do Espírito Santo. No Espírito Santo, o maior volume foi em Presidente Kennedy, com 39,4 mm.

Seca e Baixa Umidade:

Em contraste, grande parte das regiões Nordeste, Centro-Oeste, Norte e Sudeste registrou volumes de chuva inferiores a 10 mm. Na maior parte da Região Nordeste, os volumes ficaram abaixo de 10 mm, e no interior, grande parte dos estados (MA, PI, CE, RN, PB, leste de PE, SE, AL e BA) registrou chuvas inferiores a 5 mm. A baixa umidade relativa do ar foi um destaque na região, com registros mínimos de 14% em Oeiras (PI) no dia 19/09 e 9% em Delfino (BA) no dia 20/09.

A baixa umidade relativa também foi notável no Sudeste, com mínimas abaixo de 13% em diversas estações mineiras e paulistas nos dias 18/09 e 19/09, como em Conceição das Alagoas (MG) e Ituverava (SP). No Centro-Oeste, baixas umidades relativas mínimas abaixo de 15% foram observadas em estações do Mato Grosso do Sul no dia 21/09.

Temperaturas:

As temperaturas máximas permaneceram mais elevadas nas regiões Centro-Oeste, Norte e oeste do Nordeste, superando os 36 °C em estados como Amazonas, Pará, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Tocantins, Maranhão e Piauí. As maiores temperaturas máximas registradas foram 40,1 °C em Paranã (TO) e Araguaçu (TO). Em contraste, máximas inferiores a 26 °C foram observadas no litoral do Sudeste e na região Sul.

As temperaturas mínimas médias diárias ficaram acima de 18 °C nas regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste e grande parte do Sudeste. No entanto, mínimas abaixo de 12 °C ocorreram principalmente no Sul, entre Santa Catarina e Rio Grande do Sul, nos dias 17 e 18 de setembro. No Sudeste, observou-se um declínio adicional nas mínimas entre 18 e 19 de setembro, com Maria da Fé (MG) registrando 5,2 °C.

Eventos Adicionais:

Rajadas de vento fortes mereceram destaque no Centro-Oeste e Sul. No Mato Grosso do Sul, rajadas foram registradas em Cassilândia (74,9 km/h). Na Região Sul, foram observadas rajadas de 98,3 km/h em Soledade (RS) e 95,8 km/h em Diamante do Norte (PR) no dia 21/09.

Veja o Informativo Meteorológico 36/2025 na íntegra no portal do Inmet

Anúncio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *