O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (Ifba) prorrogou até o dia 6 de outubro o prazo para inscrição nos cursos técnicos gratuitos na forma integrada e subsequente ao Ensino Médio, com início das atividades em 2026.
O prazo para solicitar isenção da taxa de inscrição, no valor de R$ 60, também foi estendido, com prazo final até sexta-feira, 26 de setembro. Além disso, os editais específicos para cursos integrados e subsequentes foram retificados, incluindo mudanças no cronograma e, no caso dos cursos subsequentes, aumento do número de vagas ofertadas. Ao todo, o Ifba disponibiliza 5.406 vagas em 24 municípios baianos.
Cursos subsequentes
A retificação do edital para os cursos técnicos subsequentes traz novas oportunidades de ingresso e detalha o aumento das vagas, ampliando o acesso de estudantes que já concluíram o Ensino Médio e desejam se qualificar profissionalmente antes da faculdade.
Cursos integrados: prova em novembro
Para os cursos técnicos integrados ao Ensino Médio, o processo é voltado a estudantes que tenham concluído o Ensino Fundamental até a data da matrícula no Ifba.
A prova escrita está marcada para 2 de novembro e terá questões objetivas de Linguagens, Matemática, Ciências Humanas e Ciências da Natureza, aplicadas em todos os municípios onde os cursos são ofertados.
Ao todo, são 3.566 vagas para cursos integrados distribuídas nos seguintes 24 municípios:
Barreiras, Brumado, Camaçari, Campo Formoso, Euclides da Cunha, Eunápolis, Feira de Santana, Ilhéus, Irecê, Jacobina, Jaguaquara, Jequié, Juazeiro, Lauro de Freitas, Paulo Afonso, Porto Seguro, Salvador, Santo Amaro, Santo Antônio de Jesus, Seabra, Simões Filho, Ubaitaba, Valença e Vitória da Conquista.
Os editais completos e retificados estão disponíveis no Portal do Ifba
e no site da Fundação CEFETMINAS.