O judô baiano começou os Jogos da Juventude 2025 com um resultado histórico neste domingo, 21 de setembro, em Brasília-DF. Logo no primeiro dia de disputas da modalidade, duas atletas de 15 anos garantiram medalhas: Mila Oliveira conquistou o ouro na categoria até 44 kg e Rafaela Borges ficou com a prata na até 48 kg.
Mila, natural de Salvador e atleta da academia Judô Paulo Fraga, em Lauro de Freitas, fez uma campanha impecável. Venceu adversárias de Piauí, Rio Grande do Sul e Maranhão, antes de superar na final a representante de São Paulo, um dos estados mais fortes do judô nacional.
“Eu me sinto muito feliz. É um dia muito especial. Minha performance nas lutas só foi aumentando. Comecei não tão bem, mas, após a segunda luta, já entrei no jogo para ser campeã”, disse a judoca, que já havia sido vice-campeã brasileira cadete em junho, em Salvador.
Já Rafaela Borges, de Simões Filho, treina no Instituto Maikon Freitas e estuda no Colégio Estadual Polivalente de Aratu. Apesar da rotina puxada, com treinos de segunda a sábado e retornos para casa quase à meia-noite, ela conquistou sua primeira medalha nacional.
“É a minha primeira medalha nacional, estou muito feliz. Mas não estou satisfeita. Acho que dá pra melhorar”, afirmou.
Com os resultados no judô, a Bahia soma agora quatro medalhas nos Jogos: um ouro, uma prata e dois bronzes. Antes, Ana Carolina Almeida garantiu o bronze no wrestling, no dia 15, e a dupla Samara Brandão e Suane Adir levou o bronze no vôlei de praia, na sexta-feira (19).
A delegação baiana conta com 191 integrantes, sendo 172 atletas. As passagens e uniformes foram fornecidos pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Educação e da Superintendência dos Desportos da Bahia (Sudesb).
Os Jogos da Juventude, organizados pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), reúnem cerca de 4.700 atletas em Brasília até o dia 25 de setembro, com transmissões ao vivo no YouTube e TikTok do Time Brasil.