Foto: Notícias da Lapa
surubim 46 quilos rio sao francisco

Pescador de Guanambi fisgou surubim de 46 quilos no Rio São Francisco

Anúncio

Um pescador de Guanambi, Gustavo Malheiro, fisgou um surubim (pintado) de 46 quilos no Rio São Francisco, na região das Três Ilhas, entre os municípios de Malhada e Bom Jesus da Lapa. A captura ocorreu na manhã da última quinta-feira, 18 de setembro, durante pescaria com anzol.

Segundo o pescador, o tamanho do peixe surpreendeu a todos. “Foi tanta emoção que duas balanças quebraram antes de conseguir pesar corretamente. Nunca imaginei viver algo assim. Já tinha pego surubins antes, mas nada perto disso. O maior que eu tinha fisgado até então não passava de 14 quilos”, relatou.

A pescaria virou motivo de comemoração. “Foi a maior emoção da minha vida em uma pescaria”, disse Gustavo, ao lembrar o momento em que o peixe foi retirado da água.

Em 2022, pescadores capturaram um surubim de 40 quilos no trecho do Rio São Francisco no município de Malhada. Em 2024, o pescador Romário Godez pescou um exemplar de 1,76 metros, catalogado como o maior já fisgado no Brasil.

O pescador esportivo que vive no Mato Grosso do Sul  registrou o momento da captura do peixe no rio Dourados, em Fátima do Sul. Após a captura e comemoração, ele tirou fotos, mediu o animal e enviou os dados para a organização Bgfa (Brazilian Game Fish Association), que homologa e registra recordes de grandes peixes nos rios brasileiros. Ao fim dos registros, Godez deu um beijinho no animal antes de soltá-lo no rio novamente.

Surubim

O surubim é considerado uma das espécies mais valorizadas do São Francisco, conhecido pela carne clara e muito procurado no comércio de pescado da região. A captura de exemplares desse porte é cada vez mais incomum neste trecho do rio.

Frequentador do fundo dos rios, tem longos barbilhões e sua carne é de excelente qualidade. É um dos maiores peixes do Brasil, normalmente atingem mais de um metro de comprimento e pode pesar mais de 50 quilos. Mas há registros de exemplares com mais de metros e pesando 100 quilos.

Nos últimos anos, a criação em cativeiro do Surubim tem sido bastante difundida, principalmente por conta da falta do peixe em abundância nos rios. A pesca chegou a ser proibida no Brasil devido ao risco de extensão. No entanto, o Ministério do Meio Ambiente voltou atrás e revogou a norma para permitir a pesca sustentável da espécie.

Com informações do site Notícias da Lapa

Anúncio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *