Estão abertas, até 13 de novembro, as inscrições para a seleção de 50 pós-graduandos brasileiros que desejam cursar doutorado-sanduíche com bolsa da CAPES/MEC no Sistema Universitário de Illinois, nos Estados Unidos.
O investimento previsto é de até R$ 5,6 milhões, e os selecionados terão a oportunidade de estudar em uma das três universidades da rede: Illinois Chicago, Illinois Springfield ou Illinois Urbana-Champaign.
A seleção, regida pelo Edital nº 20/2025, publicado em 22 de setembro, marca o primeiro processo seletivo do Programa de Mobilidade Brasillinois, parceria firmada em março entre a CAPES/MEC e o Sistema Universitário de Illinois.
As candidaturas devem ser feitas exclusivamente pelo Sistema de Inscrições da Capes (Sicapes).
O programa é guiado por três grandes eixos temáticos: clima e sustentabilidade, saúde pública e medicina e democracia e inclusão. O objetivo é consolidar um modelo pioneiro de cooperação entre o Sul Global e o ensino superior norte-americano.
Até 2028, o Brasil enviará 350 bolsistas para a rede de instituições: 50 em 2026, 100 em 2027 e 200 em 2028. Para a primeira turma, o início das atividades está previsto para agosto de 2026, com resultado preliminar programado para 27 de fevereiro e resultado final até 31 de março do mesmo ano.
O Sistema Universitário de Illinois, que reúne instituições públicas em Chicago, Springfield e Urbana-Champaign, atualizou neste ano um acordo de 2019 que antes contemplava apenas a universidade de Urbana-Champaign.