Previsão de chuva acumulada (29 de setembro a 06 de outubro de 2025) e Previsão de temperatura máxima para o dia 5 de outubro de 2025 às 15h - Fonte: Inmet
Previsao até 6 de outubro inmet

Confira a previsão do tempo do Inmet para todo o Brasil até 6 de outubro

Anúncio

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), órgão vinculado ao Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), divulgou nesta segunda-feira, 29 de setembro de 2025, o Informativo Meteorológico N° 37/2025, detalhando as condições observadas recentemente e a previsão do tempo para a semana seguinte, que se estende até 06 de outubro.

O boletim alerta para a continuidade de temperaturas elevadas em grande parte do país e uma concentração de chuvas significativas no Sul e em pontos da Região Norte, enquanto a umidade relativa do ar deve cair perigosamente abaixo de 30% em diversas áreas do Centro-Oeste e Nordeste.

Previsão de Chuvas e Temperaturas por Região (29 de setembro a 06 de outubro de 2025)

Região Norte

A previsão de chuva indica que as áreas de instabilidade deverão se concentrar na porção oeste do Amazonas, onde os volumes podem superar 60 mm. Acumulados entre 20 e 50 mm são esperados para pontos isolados do Amazonas, Roraima e Acre. Em grande parte do Pará, Tocantins, Amapá e Rondônia, não há previsão de chuva, com tendência de redução da umidade relativa do ar para níveis inferiores a 30%.

Temperaturas: As máximas serão elevadas, ultrapassando 36 °C na maioria da região. No sudoeste do Pará, as máximas poderão superar os 40 °C, especialmente nos dias 04 e 05 de outubro. As temperaturas mínimas seguirão elevadas, permanecendo acima de 24 °C.

Região Nordeste

A maior parte da Região Nordeste não terá previsão de chuva. Destaca-se a queda da umidade relativa do ar, que deve ficar abaixo de 30% na porção sul do Maranhão, Piauí e oeste da Bahia. Na parte litorânea, os volumes de chuva devem permanecer abaixo de 10 mm.

Temperaturas: O interior do Nordeste terá temperaturas máximas elevadas, podendo ultrapassar 36°C. Já nas áreas litorâneas, as máximas não devem passar dos 30 °C. As temperaturas mínimas permanecerão acima de 24 °C em áreas do Maranhão e Piauí, mas poderão ficar abaixo de 18°C na parte central da Bahia.

Região Centro-Oeste

A previsão é de tempo estável e ausência de chuva em quase todos os estados, exceto para o Mato Grosso do Sul, onde são esperadas pancadas de chuva isoladas, mas sem grandes acumulados. A preocupação principal é a previsão de umidade relativa abaixo de 30% em toda a região nos próximos dias, atingindo principalmente o Mato Grosso e o oeste do Mato Grosso do Sul.

Temperaturas: A região enfrentará temperaturas máximas elevadas. No Mato Grosso e nas porções oeste e noroeste do Mato Grosso do Sul, as máximas são as mais expressivas, podendo superar os 40 °C nos dias 04 e 05 de outubro. As temperaturas mínimas ficarão acima de 22 °C, exceto no Distrito Federal, onde os valores podem ser mais baixos, inferiores a 18 °C.

Região Sudeste

Para a Região Sudeste, a previsão aponta ausência de chuva para a maior parte dos estados. Volumes de até 10 mm são esperados para todo o Espírito Santo e leste de Minas Gerais. A umidade relativa também será baixa, ficando abaixo de 30% nas regiões do Triângulo Mineiro, e no norte e oeste de São Paulo.

Temperaturas: As máximas podem ultrapassar 30°C, principalmente no centro-oeste de Minas Gerais e em grande parte de São Paulo. Na faixa leste de Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro, as máximas podem ser mais amenas, inferiores a 28 °C. As temperaturas mínimas devem ser marcadas por valores inferiores a 16 °C no litoral de São Paulo e leste de Minas Gerais entre 30 de setembro e 03 de outubro.

Região Sul

A semana começa com a atuação de um cavado (prolongamento de um centro de baixa pressão), que favorece pancadas de chuva que podem ser localmente fortes, acompanhadas de raios, rajadas de vento e possibilidade de queda de granizo. O deslocamento de uma frente fria a partir de domingo (05) também deve gerar pancadas de chuva.

Acumulados de Chuva: São previstos acumulados acima de 60 mm em grande parte do Rio Grande do Sul, leste de Santa Catarina e extremo sul do Paraná. Volumes de até 50 mm são esperados na porção centro-sul do Paraná.

Temperaturas: São previstas máximas superiores a 30 °C em grande parte do Paraná e na parte oeste do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Temperaturas mais amenas, inferiores a 28 °C, são esperadas no centro-leste do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. As mínimas devem permanecer abaixo de 18 °C no sul do Rio Grande do Sul e leste de Santa Catarina e Paraná. O norte do Paraná, contudo, deve apresentar baixa umidade relativa (abaixo de 30%) e elevação das temperaturas mínimas.


Condições de Tempo Observadas (24 a 28 de setembro de 2025)

O informativo do Inmet também detalhou as condições observadas nos cinco dias anteriores à divulgação (entre 24 e 28 de setembro).

Precipitação Observada

Os maiores acumulados de chuva, superiores a 50 mm, foram registrados no Amazonas e Acre, além de áreas pontuais do Mato Grosso, Tocantins e Rio de Janeiro.

Destaques Regionais da Precipitação:

  • Norte: Os maiores volumes foram registrados no Acre e sudeste do Amazonas, com destaque para Feijó (AC) com 106,2 mm, Manicoré (AM) com 80,4 mm e Nova Aripuanã (AM) com 64,0 mm. Choveu menos de 10 mm no norte de Rondônia e Pará, Amapá, sul de Rondônia e Tocantins.
  • Nordeste: Os volumes ficaram entre 20 e 40 mm no sudoeste do Maranhão, nordeste da Bahia e Sergipe, com destaque para Salvador (BA) com 38,2 mm. Nas demais áreas, os acumulados foram inferiores a 10 mm.
  • Sudeste: Os maiores volumes ocorreram no interior do Rio de Janeiro, superando 50 mm, como observado em Teresópolis (RJ) com 87,6 mm. O estado de São Paulo registrou acumulados inferiores a 10 mm e, em algumas localidades, não houve registro de chuva.
  • Centro-Oeste: Os volumes variaram entre 20 e 60 mm, concentrados no Mato Grosso, parte de Goiás e Distrito Federal. As estações de Novo Mundo (MT) e Guiratinga (MT) registraram 51,8 mm e 50,6 mm, respectivamente. Grande parte do Mato Grosso do Sul não registrou chuva.
  • Sul: Os totais de chuva não ultrapassaram 50 mm. São Luiz Gonzaga (RS) e Frederico Westphalen (RS) registraram 47,8 mm e 39,8 mm. Em Santa Catarina e Paraná, os totais ficaram abaixo de 15 mm, exceto em Chapecó (SC), que registrou 33,4 mm.

Temperaturas Observadas

As temperaturas máximas estiveram mais elevadas nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. Houve destaque para Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, onde os valores ultrapassaram os 40°C. No dia 27 de setembro, Cuiabá (MT) registrou 41,0°C e Aquidauana (MS) registrou 40,7°C.

Por outro lado, temperaturas abaixo de 28°C foram observadas em grande parte das regiões Sul e Sudeste, exceto no noroeste do Paraná, oeste de São Paulo, Triângulo Mineiro e norte de Minas Gerais, onde as temperaturas ultrapassaram os 30°C.

Em relação às mínimas, as regiões Norte e Nordeste, além de áreas do Mato Grosso e Minas Gerais, permaneceram acima de 22°C. As menores temperaturas mínimas ocorreram em regiões de maior altitude da Região Sul no dia 24 de setembro. As estações de General Carneiro (PR), São Joaquim (SC) e São José dos Ausentes (RS) registraram 3,3°C, 3,4°C e 4,4°C, respectivamente.

Veja o informativo completo no portal do Inmet

Anúncio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *