Estudantes do Colégio Estadual de Tempo Integral Professora Sílvia Ferreira de Brito, em Ribeira do Pombal, criaram um absorvente sustentável utilizando a fibra da bananeira.
A ideia nasceu quando o professor Allan dos Santos incentivou os jovens a identificarem, em suas comunidades, problemas que pudessem ser solucionados por meio da ciência. Foi então que o grupo começou a discutir maneiras de contribuir no combate à pobreza menstrual.
“Como moradora da zona rural, nossa colega Bianca sugeriu usar a fibra da bananeira, por seu alto poder de absorção. Retiramos a fibra, pesquisamos métodos de esterilização para evitar fungos e realizamos testes de absorção de líquidos”, explica a estudante Mirelly Santana.
O professor Allan, doutor em Física e orientador do projeto, ressalta a importância de envolver os jovens em iniciativas científicas. “Quando unimos conhecimento científico ao espírito empreendedor, damos aos estudantes não apenas ferramentas para aprender, mas também para criar soluções que impactam a sociedade, despertando curiosidade, estimulando criatividade e mostrando que a ciência pode transformar realidades”, afirma.
Os próximos passos incluem patentear a inovação e buscar parcerias para ampliar a produção. “Por ser de baixo custo, tanto na fabricação quanto na aquisição, acreditamos que o produto pode ser comercializado em pequena ou grande escala. Por isso, estamos em busca de parceiros na iniciativa privada”, destaca o estudante Antonio Kelvin. Ele complementa: “Nosso absorvente também é sustentável: após o uso, pode ser transformado em adubo”.
O projeto contou com apoio pedagógico da Secretaria da Educação da Bahia (SEC), testes laboratoriais realizados pela Universidade Federal de Sergipe (UFS) e acompanhamento ginecológico da Clínica Dr. Celso. A iniciativa teve coorientação dos professores Juliana Ribeiro, Valderlanea Nobre, Damião Cardoso, Sandoval Caitano e Elizângela Costa. Além de Bianca de Oliveira e Antonio Kelvin, a equipe é composta pelos estudantes Mirelly Santana, Guilherme Malta, Laiza Victória e Ana Raquel.