FOTO: REPRODUÇÃO | ARQUIVO PESSOAL
Estudantes usam fibra da bananeira para criar absorvente sustentável

Estudantes usam fibra da bananeira para criar absorvente sustentável

Anúncio

Estudantes do Colégio Estadual de Tempo Integral Professora Sílvia Ferreira de Brito, em Ribeira do Pombal, criaram um absorvente sustentável utilizando a fibra da bananeira.

A ideia nasceu quando o professor Allan dos Santos incentivou os jovens a identificarem, em suas comunidades, problemas que pudessem ser solucionados por meio da ciência. Foi então que o grupo começou a discutir maneiras de contribuir no combate à pobreza menstrual.

“Como moradora da zona rural, nossa colega Bianca sugeriu usar a fibra da bananeira, por seu alto poder de absorção. Retiramos a fibra, pesquisamos métodos de esterilização para evitar fungos e realizamos testes de absorção de líquidos”, explica a estudante Mirelly Santana.

O professor Allan, doutor em Física e orientador do projeto, ressalta a importância de envolver os jovens em iniciativas científicas. “Quando unimos conhecimento científico ao espírito empreendedor, damos aos estudantes não apenas ferramentas para aprender, mas também para criar soluções que impactam a sociedade, despertando curiosidade, estimulando criatividade e mostrando que a ciência pode transformar realidades”, afirma.

Os próximos passos incluem patentear a inovação e buscar parcerias para ampliar a produção. “Por ser de baixo custo, tanto na fabricação quanto na aquisição, acreditamos que o produto pode ser comercializado em pequena ou grande escala. Por isso, estamos em busca de parceiros na iniciativa privada”, destaca o estudante Antonio Kelvin. Ele complementa: “Nosso absorvente também é sustentável: após o uso, pode ser transformado em adubo”.

O projeto contou com apoio pedagógico da Secretaria da Educação da Bahia (SEC), testes laboratoriais realizados pela Universidade Federal de Sergipe (UFS) e acompanhamento ginecológico da Clínica Dr. Celso. A iniciativa teve coorientação dos professores Juliana Ribeiro, Valderlanea Nobre, Damião Cardoso, Sandoval Caitano e Elizângela Costa. Além de Bianca de Oliveira e Antonio Kelvin, a equipe é composta pelos estudantes Mirelly Santana, Guilherme Malta, Laiza Victória e Ana Raquel.

Anúncio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *