A Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb) firmou um Convênio de Cooperação Técnica, Científica e Cultural com a Universidad de La Playa Ancha, no Chile. A parceria é coordenada pelo Programa de Pós-Graduação em Memória: Linguagem e Sociedade (PPGMLS), do campus de Vitória da Conquista.
Segundo o professor José Dias, coordenador do Programa, o acordo “vai proporcionar a internacionalização das redes de pesquisa, a mobilidade acadêmica de docentes e discentes — especialmente da pós-graduação —, além de favorecer o intercâmbio cultural com pesquisadores de outro país”.
O convênio também prevê a realização conjunta de projetos de ensino e pesquisa, bem como ações de aperfeiçoamento voltadas a docentes e estudantes da graduação e da pós-graduação.
Desde 2023, a Uesb tem intensificado sua atuação internacional por meio da assinatura de convênios bilaterais e outras parcerias. “Esses acordos possibilitam a criação de editais de mobilidade para servidores, docentes, discentes, técnicos e analistas”, destaca Jackson Reis, assessor de Relações Internacionais da Universidade.
Com a nova parceria, a Uesb passa a contabilizar 36 convênios firmados com instituições de 15 países, reforçando seu compromisso com uma formação acadêmica de excelência e integrada ao mundo. “A Universidade deve estar sempre comprometida com o ensino de qualidade, pesquisa relevante, extensão, formação humana e profissional. Tudo isso ganha uma dimensão ainda maior quando construído a partir do contato com outras culturas, instituições e países”, afirma o reitor Luiz Otávio de Magalhães.